Manter os ossos saudáveis é importantíssimo para a qualidade de vida. Quando eles começam a se enfraquecer, doenças como a osteoporose aparecem e a nossa mobilidade diminui. Por isso, precisamos de discutir quais são as melhores vitaminas para os ossos e como elas podem nos ajudar!
Como já deve ter ouvido falar, o cálcio é a substância mais importante para os ossos. Porém, para ser metabolizado, ele precisa de vitaminas como a D e a K. Fique connosco para aprender tudo sobre como manter sempre saudável o seu esqueleto, além de quais alimentos e suplementos ajudam nessa missão!
Pontos-chave
- O cálcio é a substância mais importante para a saúde dos nossos ossos, mas as vitaminas A, D e K também são essenciais.
- Para mantermos os nossos ossos sempre saudáveis, precisamos de ter uma alimentação rica em cada uma destas substâncias, além de apanharmos sol com frequência.
- Caso as vitaminas A, D e K estejam em falta no nosso organismo, é possível suplementá-las. Produtos lipossomais, especialmente da Sundt, são as melhores opções.
Saiba tudo sobre as melhores vitaminas para os nossos ossos
Como agem as vitaminas para a saúde dos ossos? Qual a importância de tê-las em bons níveis no organismo? Quais alimentos são ricos nelas e como suplementá-las?
Responderemos a seguir às principais questões sobre vitaminas para os ossos!
Por que as vitaminas são importantes para os nossos ossos?
O esqueleto humano parece ser sempre o mesmo e ter um formato fixo, mas isso é apenas uma ilusão: ele passa por uma constante renovação, sempre se destruindo e reconstruindo.
A base da reconstrução do esqueleto é o cálcio, e por isso precisamos de ingeri-lo sempre. Mas sozinho esse mineral não é o suficiente: algumas vitaminas têm o papel fundamental de ajudar na sua metabolização e fixação à estrutura óssea.
Não adianta nada, portanto, ter uma alimentação rica em cálcio, mas não em vitaminas. O seu organismo não conseguirá fazer a metabolização do mineral e ele será quase completamente desperdiçado.
Para manter a renovação constante do seu esqueleto, uma boa densidade óssea e evitar doenças como a osteoporose, as vitaminas são indispensáveis.
Sabia que a capacidade de renovação do esqueleto diminui com o passar dos anos? É por isso que pessoas idosas são muito mais propensas a fraturas e outros tipos de lesões relacionadas com o esqueleto.
O que acontece com os ossos quando temos deficiência de vitaminas?
A deficiência das importantes vitaminas ligadas aos ossos faz com que o cálcio não seja metabolizado e não se fixe no esqueleto. Portanto, o trabalho natural de renovação da massa óssea não acontece como deveria.
Assim, a densidade dos ossos torna-se cada vez menor e eles passam a ser incapazes de sustentar todo o peso do corpo. Esse é um processo lento, mas que pode cobrar o seu preço quando atingimos a terceira idade.
Osteoporose, osteopenia e reumatismo são algumas das doenças que começam a aparecer quando a saúde do esqueleto cai muito. Para evitá-las, deve garantir uma boa absorção de cálcio mantendo também altos os níveis de variadas vitaminas no organismo.
Quais são as vitaminas mais importantes para os ossos?
É sempre importante para a nossa saúde manter em níveis satisfatórios no organismo todas as vitaminas essenciais. Quando falamos nos ossos, porém, destacam-se três substâncias.
Estamos a falar da vitamina D, da vitamina K e da vitamina A. Cada uma delas tem funções específicas que ajudam muito a manutenção da saúde óssea.
Nós preparamos uma tabela que traz mais detalhes sobre estas substâncias:
Função para os ossos | Quantidade necessária por dia | |
Vitamina A | Importante para o constante desenvolvimento ósseo | 900 microgramas |
Vitamina D (1) | Fundamental para a metabolização do cálcio pelo organismo | 600 UI |
Vitamina K (2) | Ajuda a fixação do cálcio nos ossos e diminui os riscos de doenças como osteoporose | 120 microgramas |
Como as vitaminas agem no organismo?
Quando ingerimos um alimento rico em vitaminas ou tomamos um suplemento, precisamos que haja uma absorção satisfatória das substâncias. Eventualmente, doenças intestinais ou outros problemas podem reduzir a nossa capacidade de aproveitar ao máximo tudo o que consumimos.
Uma vez absorvidas pelo organismo, as vitaminas começam a exercer o seu trabalho. A vitamina A, por exemplo, é consumida no formato de betacaroteno e depois transformada em retinol pelo corpo humano.
A vitamina A estimula o crescimento e participa da formação dos ossos, dentes, pele, cabelo e demais órgãos estruturais. O trabalho no próprio intestino para garantir a absorção do cálcio e a sua distribuição pelo corpo é trabalho feito pela vitamina D.
Por sua vez, a vitamina K trabalha na regulação da distribuição do cálcio, o que faz com que além dele se fixar nos ossos, não fique perdido em veias, rins e outros lugares indesejáveis.
Quem mais precisa de vitaminas para os ossos?
Todos nós precisamos de tomar cuidado com os níveis de vitaminas no organismo. Em alguns grupos, porém, é ainda mais fundamental manter em alta as substâncias relacionadas com os ossos.
- Crianças e adolescentes: quase 90% da estrutura óssea de uma pessoa é formada durante a infância e a adolescência. A deficiência de vitaminas na fase de crescimento pode levar a problemas que perduram por toda a vida.
- Idosos: ao contrário do que acontece com crianças e adolescentes, os idosos praticamente não conseguem renovar a massa óssea. Toda a ajuda com vitaminas é bem-vinda, impedindo assim doenças como a osteoporose.
- Quem sofre com doenças ósseas: algumas pessoas têm problemas naturais de formação óssea. Para elas, é indispensável fazer sempre um trabalho de fortificação através de vitaminas e minerais.
Atletas, pessoas que sofrem com impactos constantes, gestantes e lactantes também devem dar atenção especial à ingestão de vitaminas.

Quais alimentos são importantes para a saúde dos ossos?
A alimentação saudável é a forma mais fácil de manter os ossos fortes e o corpo com bons níveis de vitaminas.
Quando falamos em saúde dos ossos, alguns alimentos destacam-se. Vamos apresentar-lhe alguns a seguir:
- Sardinha: um dos peixes mais acessíveis para a população, a sardinha é uma excelente fonte de vitamina D e traz ainda boas quantidades de vitamina A, duas das principais substâncias para os ossos.
- Brócolos: poucos alimentos são tão importantes para os ossos como os brócolos. Além de ser um vegetal campeão em níveis de cálcio, ele também é muito rico em vitamina K.
- Ameixa preta: a substância presente em maior quantidade na ameixa preta é a vitamina K, mas ela conta ainda com vitamina A e com outros compostos importantes como o ácido cafeico e a rutina.
- Fígado: assim como nós fazemos, os animais também armazenam vitaminas no fígado. Por isso, boas quantidades de todas as substâncias são sempre absorvidas quando ingerimos essa polémica iguaria.
É possível melhorar a saúde dos ossos através de suplementos?
A alimentação é sempre a melhor maneira de adquirir vitaminas. No caso da vitamina D, ainda é necessário apanhar sol, uma vez que a luz solar é importante para que nós a produzamos naturalmente.
Mas eventualmente, os níveis de vitaminas estão baixos demais, nós temos problemas em absorvê-las e metabolizá-las ou precisamos de soluções velozes. Nessas situações, a suplementação é uma importante aliada.
Converse com o seu médico sobre suplementos de vitaminas para a saúde dos ossos! Juntos, vocês podem chegar à conclusão de que essa é, sim, uma ótima solução!
Multivitamínico é uma boa opção para a saúde dos ossos?
Caso você e seu médico decidam que a suplementação de vitamina para os ossos é uma boa solução, pode optar por um multivitamínico.
O multivitamínico já oferece de uma vez todas as três principais substâncias recomendadas para a saúde óssea: vitamina A, vitamina D e vitamina K.
Dessa forma, reduz a quantidade de suplementos a serem tomados e ainda ajuda vários outros sistemas do seu organismo.
O suplemento multivitamínico da Sundt, que é a nossa recomendação, oferece 200 microgramas de vitamina A, 5 microgramas de vitamina D e 7,5 microgramas de vitamina K a cada gota, auxiliando muito a melhoria da saúde dos ossos.
Conheça suplementos de vitaminas para os ossos
A decisão por suplementar vitaminas boas para os ossos já está feita? Então tenha calma! Também podemos ajudá-lo a escolher os melhores produtos.
Vamos mostrar-lhe agora como tomar a melhor decisão na compra de suplementos de vitaminas para os ossos!

Como escolher bons suplementos de vitamina para os ossos?
O primeiro passo para escolher bons suplementos de vitaminas para os ossos é saber exatamente quais são as substâncias necessárias. Se apenas a vitamina D está baixa no seu organismo, opte por um produto que a ofereça de maneira exclusiva, mas caso mais de uma falte, o multivitamínico é ideal.
Após decidir qual vitamina comprar, precisará de escolher o produto. E a tecnologia é o fator mais importante a ser levado em conta.
Cápsulas simples, mais antigas, proporcionam baixa absorção e não são tão efetivas com as lipossomais, modernas e eficazes.
O ideal para a sua saúde é optar pelos suplementos mais modernos e tecnológicos que existem, ainda mais se forem de marcas de qualidade.
Quais as vantagens das vitaminas lipossomais?
Por que, então, optar por vitaminas lipossomais?
O primeiro aspecto é a absorção. Como elas são envoltas numa membrana de lipossomas, conseguem passar totalmente pelo estômago, chegando inteiras ao intestino. Assim, são totalmente aproveitadas pelo organismo.
Essa proteção também faz com que elas não entrem em contato com o estômago, não causando nenhum tipo de irritação.
Por fim, cápsulas ou gotas lipossomais normalmente são totalmente veganas, respeitando a natureza e os animais e podendo ser ingeridas por todas as pessoas.
Nós preparamos uma tabela com vantagens e desvantagens das vitaminas lipossomais. Verifique:
Vantagens | Desvantagens |
São absorvidas em quantidades muito superiores | Podem ser mais difíceis de serem encontradas |
Produzem resultados rápidos | São um pouco mais caras |
Não irritam o estômago | |
São totalmente veganas |
Conclusão
Para mantermos os nossos ossos sempre saudáveis, vitaminas como A, D e K são essenciais. A alimentação e a luz solar são as melhores maneiras de consegui-las.
Eventualmente, pode ser necessário fazer suplementação de tais substâncias. Procure por produtos lipossomais, que possuem uma tecnologia muito moderna, de preferência de marcas de altíssima qualidade como a Sundt.
(Fonte da imagem destacada: scottwebb/ Pixabay.com)