Tem sentido mais cansaço do que o costume? Em algumas ocasiões, é normal que isso aconteça. Pode ser que apenas uns dias de folga já sejam suficientes para recuperar a energia. Mas, se essa fadiga é constante, pode ser interessante procurar um médico e, quem sabe, recorrer a algumas vitaminas para cansaço.
Manter hábitos saudáveis e alimentar-se corretamente nem sempre são medidas suficientes para obter todos os nutrientes necessários para o bom funcionamento do organismo. Nestes casos, um bom suplemento de vitaminas para cansaço, como o multivitamínico lipossomal Sundt, pode ser a melhor alternativa. Quer saber mais sobre isso? Siga connosco!
Pontos-chave
- As vitaminas permitem que o corpo gere energia por meio dos nutrientes fornecidos pelos alimentos.
- O cansaço pode ser um dos primeiros sintomas que aparecem quando faltam vitaminas como a B12, a C e a D.
- Pessoas que passam a sentir mais cansaço do que o normal, devem procurar um médico para avaliar a sua condição de saúde. Caso seja diagnosticado que a fadiga é decorrente de carência nutricional, é comum que sejam prescritas vitaminas para o cansaço.
Vitaminas para cansaço: tudo o que precisa de saber
As vitaminas são nutrientes essenciais para o bem estar. Sem elas, o corpo deixa de funcionar com regularidade e pode ficar debilitado. Um dos primeiros sintomas que a falta de vitaminas pode trazer é o cansaço extremo. Para saber mais sobre a relação entre carência de vitaminas e fadiga, vamos mostrar todos os detalhes nesta secção.
As vitaminas trazem energia?
Na realidade, a energia que mantem o organismo em funcionamento – e, assim, nos mantém vivos – não vem diretamente das vitaminas, embora elas tenham um papel essencial neste aspeto, como veremos logo mais.
A força necessária para manter as suas atividades normais, como concentrar-se no trabalho, ter disposição e bom rendimento no ginásio, é proveniente dos nutrientes (carboidratos, gorduras e proteínas).
Assim, uma dieta equilibrada é a base de toda a energia necessária para que o corpo funcione corretamente no dia a dia.
Pode estar a perguntar-se por que, então, sempre se fala em vitaminas ao procurar as causas do cansaço? A resposta é simples: esses nutrientes essenciais são o que permitem ao organismo aproveitar os alimentos na geração de energia.
Além disso, as vitaminas têm a função de manter o equilíbrio de diversos sistemas e reações orgânicas. Ao ajudar a fortalecer o organismo e combater doenças, elas também são fatores que interferem na boa disposição e no bem estar.
Portanto, as vitaminas não darão a energia de forma direta, mas contribuem para que o corpo possa processar outros nutrientes e gerar a própria energia.
Agindo em conjunto, elas mantêm a vitalidade e ajudam a aumentar a sensação de bem estar. É dessa forma que elas se tornam fundamentais para combater o cansaço(1).

Quais são as vitaminas mais importantes para combater o cansaço?
As vitaminas como a C, a D e a B12 permitem que o metabolismo (que é o conjunto das reações químicas que mantêm o funcionamento do organismo) se mantenha sempre equilibrado.
Sem a atuação das vitaminas, pode ser mais difícil para o corpo obter energia e, assim, o cansaço fica mais intenso. Neste sentido, cada uma delas tem as suas propriedades e benefícios, como veremos agora:
Vitamina C
A vitamina C, ou ácido ascórbico, como também é conhecida, é um nutriente que se dissolve facilmente em água (vitamina hidrossolúvel).
Ela tem um alto poder antioxidante, que o corpo aproveita para combater inflamações e lutar contra os sinais e consequências do envelhecimento (2).
Assim, a vitamina C é fundamental para regular o metabolismo e transformar alimentos em energia. Por este motivo, o cansaço inexplicável pode ser sintoma da carência deste nutriente (3).
Por sorte, a vitamina C é muito abundante nos alimentos, especialmente nos vegetais cítricos, como laranja, limão, acerola e pimentas. Desta forma, não é nada difícil incorporar este nutriente à dieta.

Vitaminas do complexo B
As vitaminas do complexo B são peças-chave no combate ao cansaço extremo, seja ele físico ou mental. Assim, estes micronutrientes permitem ao organismo aproveitar o máximo dos nutrientes.
Deste modo, é possível “alimentar” os músculos, o cérebro e os demais órgãos com a ajuda das vitaminas do grupo B, uma vez que elas permitem criar energia para potencializar o rendimento do organismo (1, 4).
Se deseja manter os níveis saudáveis de vitaminas do complexo B, procure seguir uma alimentação o mais equilibrada possível. abuse das carnes magras, das verduras frescas e dos grãos integrais. Eles ajudarão a evitar a carência destas vitaminas.
Quem é vegano, deve ter sempre em mente que é necessário recorrer a um suplemento. Ele evitará que as reservas deste micronutriente se reduzam e, assim, evita os riscos da carência de vitamina B12.
Como a vitamina B12 se encontra quase que exclusivamente em produtos de origem animal, como a carne, os peixes, os ovos e o leite (5), cuidar da suplementação é fundamental para quem não consome este tipo de alimentos.

Vitamina D
A vitamina D é muito importante para manter fortes os ossos e as articulações. Além disso, trata-se de um nutriente fundamental na infância, pois contribui para o crescimento e desenvolvimento das crianças.
Normalmente, a carência de vitamina D costuma ser “silenciosa”. Assim, ela pode debilitar pouco a pouco a massa óssea. Porém, de acordo com especialistas, a ocorrência de cansaço excessivo e sem causa aparente pode ser um dos primeiros sintomas da falta desta vitamina (6).
Entre os alimentos que são fontes ricas de vitamina D estão os laticínios, os ovos e os mariscos. No entanto, o corpo também é capaz de sintetizá-la por meio da exposição solar.
Assim, procure apanhar um banho de sol algumas vezes por semana. Para isso, basta uma exposição de entre 10 e 20 minutos nos horários seguros. Lembre-se de usar um protetor solar, especialmente no rosto.

É possível evitar o cansaço apenas pela dieta rica em vitaminas?
Manter um padrão de alimentação saudável, como a dieta mediterrânea, pode ser o suficiente para suprir as necessidades de vitaminas para evitar o cansaço extremo.
Lembre-se que é muito importante que a dieta inclua também as gorduras saudáveis, as proteínas e carboidratos. Somente assim conseguirá dar ao seu organismo todos os nutrientes necessários para gerar energia e manter o rendimento, longe do cansaço (7).
É preciso estar atento às dietas de emagrecimento, stress, problemas emocionais e um estilo de vida muito exigente (como o trabalho sob pressão ou a época de exames e trabalhos escolares). Estes são fatores que levam o corpo a utilizar mais vitaminas do que a fornecida pelos alimentos.
Neste caso, existe um alto risco de sofrer com as consequências da carência de vitaminas, o que aumenta a sensação de fadiga, cansaço e mal estar (1).
Suplementos de vitaminas para cansaço
O seu estilo de vida é sempre corrido, sem tempo para “nem para comer”? Fez dieta para emagrecer nos últimos tempos e agora não tem energia nem para se levantar? Saiba que isso é mais comum do que parece.
Nestes casos, a suplementação de vitaminas pode ser a saída para acabar com o cansaço. Vamos falar mais detalhadamente sobre suplementos, a sua eficácia e como escolher o melhor para a sua saúde? Acompanhe!
Suplementos de vitamina C
Nas pessoas com baixos níveis de ácido ascórbico, pesquisas mostram que atenuar essa carência com suplementos pode ajudar a reduzir a fadiga em pouco tempo.
No entanto, é bom esclarecer que, a princípio, os estudos que demonstraram estes benefícios utilizaram a forma injetável da vitamina (8). Para isso, é preciso passar pela dor incómoda de uma injeção para ter os efeitos.
Apesar de eficazes, os suplementos convencionais de vitamina C – as pastilhas ou cápsulas de ácido ascórbico – não conseguem elevar consideravelmente os níveis do nutriente (9). Isto ocorre, em parte, pelo facto de ela ser solúvel em água e, portanto, muito facilmente descartada pelo organismo.
A boa notícia é que a tecnologia já possibilita o melhor destes dois cenários. Os suplementos lipossomais de vitamina C aumentam a absorção e a biodisponibilidade do nutriente sem a dor da injeção (10)!
Isso é possível graças à composição das cápsulas, revestidas com lipossomas. Estas pequenas moléculas lipídicas têm uma estrutura semelhante à das membranas celulares, o que facilita a absorção do suplemento.
Assim, os suplementos lipossomais de vitamina C, como os da Sundt, vão permitir que tire proveito desta nova tecnologia e aumente os níveis do nutriente com a máxima eficiência!
Suplementos de vitamina D
Resolver a carência deste nutriente pode ajudar a mandar o cansaço para bem longe! No entanto, nem sempre é possível apanhar sol com regularidade ou consumir os alimentos ricos em vitamina D.
Se a sua rotina dificulta esta forma de aumentar o seu stock de vitamina D, pode recorrer a um suplemento para melhorar os níveis do nutriente no organismo e sentir-se melhor em pouco tempo (11).
Além disso, um suplemento de qualidade pode ajudar a melhorar o seu humor e preservar as funções do sistema imunológico. Por isso, vale a pena considerar uma suplementação à base de vitamina D3 (a forma mais efetiva da vitamina D).
Antes de começar o seu tratamento, recomendamos que conheça o suplemento de Vitamina D3 da Sundt. Seguro e eficaz, ele vai ser um aliado para manter as suas reservas do nutriente sempre em níveis saudáveis.
Suplementos de vitamina B12
A falta de vitamina B12 é um problema que ameaça especialmente os veganos e vegetarianos. Sem o consumo ideal do nutriente, podem ocorrer desde cansaço e anemia até danos neurológicos.
Além disso, alguns grupos de pessoas – idosos ou pessoas com problemas intestinais – podem ter dificuldade para absorver a vitamina B12, mesmo com o consumo regular do nutriente pela dieta (12).
Felizmente, a Sundt conta com diferentes formatos de suplementos. O maior destaque é a vitamina B12 lipossomal em spray nasal. Com o uso regular, o suplemento contribui para reduzir o cansaço comum à carência do nutriente.

Suplementos multivitamínicos
Pode ser que esteja a precisar de várias vitaminas para retomar o funcionamento normal do seu organismo. Neste caso, uma indicação eficaz é o suplemento multivitamínico.
Utilizado de forma correta e responsável, ele pode ajudar a lutar contra o cansaço gerado pela rotina stressante e pela falta de b uma dieta equilibrada (13, 14).
O multivitamínico Sundt garante as principais vitaminas necessárias para reduzir o cansaço físico e mental. Ele inclui uma série de nutrientes essenciais, como as vitaminas do complexo B, C e D, entre outras.
A maior vantagem dos suplementos da linha Sundt, como já mencionamos, é a sua formulação lipossomal, criada para promover a maior absorção possível dos nutrientes. Experimente!
Precauções: quando as vitaminas para cansaço não são suficientes
Criamos os suplementos Sundt com carinho e cuidado. E podemos nos dizer incrivelmente orgulhosos dos nossos produtos, que são fabricados sob os mais exigentes padrões de qualidade.
No entanto, há alguns problemas que nenhum suplemento – nem mesmo os de alta tecnologia, como os produtos da linha Sundt – é capaz de resolver por si só (15):
- Pessoas que sofrem de insónia ou não dormem o suficiente. Mesmo com o uso de suplementos, a privação do sono vai prolongar o quadro de fadiga. Neste caso, o ideal é procurar um especialista em distúrbios do sono;
- Sedentarismo. Quem tem um estilo de vida sem atividades físicas, passa muito tempo sentado ou na cama acaba por se sentir mais cansado. Uma boa solução é movimentar-se, mesmo que seja pouco, ao longo do dia. Verá que vai notar a diferença!
- Pessoas deprimidas. A ansiedade ou a depressão podem aparecer na sua vida disfarçadas de cansaço. Sabe aquela “vontade de não fazer nada”? Ela pode ser mais do que fadiga. Se se sentir triste ou angustiado, o recomendado é conversar com um especialista;
- Indivíduos com enfermidades graves. Se o seu cansaço é sem motivo aparente e, ainda, acompanhado por dores, mal estar e perda de peso, isso pode ser um sinal de outras doenças. Procure um médico o mais rapidamente possível e não comece a usar suplementação sem prescrição especializada.
Tenha em mente que os suplementos Sundt são formulados para uso por pessoas adultas e sadias. Grávidas, portadores de doenças crónicas e fumadores devem evitar qualquer suplementação.
O mesmo ocorre com crianças e idosos. Se tiver qualquer uma dessas restrições e, ainda assim, deseja melhorar os níveis de vitamina, consulte uma opinião de um profissional da saúde antes do uso.
As nossas conclusões
O cansaço é uma das chamadas “doenças modernas”. Isto porque, em grande parte, é gerado pelos novos ritmos de vida exigidos na sociedade. O stress e a alimentação inadequada acabam por levar a baixos níveis nutricionais e à fadiga.
Neste artigo, mostramos como pode, depois de consultar o seu médico, recorrer a suplementação segura, especialmente com as vitaminas B12, C e D. Usar um suplemento lipossomal Sundt pode ser a chave para que o seu tratamento seja ainda mais eficaz. Assim, esperamos que encontre nas vitaminas para cansaço a sua dose saudável de disposição!
Se gostou deste guia, aproveite para conhecer outros conteúdos como este no nosso site e deixar-nos um comentário. Adoraríamos saber a sua opinião!
(Fonte da imagem em destaque: Dogukan Sahin: wddj9jjfb6k / Unsplash.com)