Vitaminas para cansaço: quais são as melhores?

Tem sentido mais cansaço do que o costume? Em algumas ocasiões, é normal que isso aconteça. Pode ser que apenas uns dias de folga já sejam suficientes para recuperar a energia. Mas, se essa fadiga é constante, pode ser interessante procurar um médico e, quem sabe, recorrer a algumas vitaminas para cansaço.

Manter hábitos saudáveis e alimentar-se corretamente nem sempre são medidas suficientes para obter todos os nutrientes necessários para o bom funcionamento do organismo. Nestes casos, um bom suplemento de vitaminas para cansaço, como o multivitamínico lipossomal Sundt, pode ser a melhor alternativa. Quer saber mais sobre isso? Siga connosco!

Pontos-chave

  • As vitaminas permitem que o corpo gere energia por meio dos nutrientes fornecidos pelos alimentos.
  • O cansaço pode ser um dos primeiros sintomas que aparecem quando faltam vitaminas como a B12, a C e a D.
  • Pessoas que passam a sentir mais cansaço do que o normal, devem procurar um médico para avaliar a sua condição de saúde. Caso seja diagnosticado que a fadiga é decorrente de carência nutricional, é comum que sejam prescritas vitaminas para o cansaço.

Vitaminas para cansaço: tudo o que precisa de saber

As vitaminas são nutrientes essenciais para o bem estar. Sem elas, o corpo deixa de funcionar com regularidade e pode ficar debilitado. Um dos primeiros sintomas que a falta de vitaminas pode trazer é o cansaço extremo. Para saber mais sobre a relação entre carência de vitaminas e fadiga, vamos mostrar todos os detalhes nesta secção.

As vitaminas trazem energia?

Na realidade, a energia que mantem o organismo em funcionamento – e, assim, nos mantém vivos – não vem diretamente das vitaminas, embora elas tenham um papel essencial neste aspeto, como veremos logo mais.

A força necessária para manter as suas atividades normais, como concentrar-se no trabalho, ter disposição e bom rendimento no ginásio, é proveniente dos nutrientes (carboidratos, gorduras e proteínas).

Assim, uma dieta equilibrada é a base de toda a energia necessária para que o corpo funcione corretamente no dia a dia.

Pode estar a perguntar-se por que, então, sempre se fala em vitaminas ao procurar as causas do cansaço? A resposta é simples: esses nutrientes essenciais são o que permitem ao organismo aproveitar os alimentos na geração de energia.

Além disso, as vitaminas têm a função de manter o equilíbrio de diversos sistemas e reações orgânicas. Ao ajudar a fortalecer o organismo e combater doenças, elas também são fatores que interferem na boa disposição e no bem estar.

Portanto, as vitaminas não darão a energia de forma direta, mas contribuem para que o corpo possa processar outros nutrientes e gerar a própria energia.

Agindo em conjunto, elas mantêm a vitalidade e ajudam a aumentar a sensação de bem estar. É dessa forma que elas se tornam fundamentais para combater o cansaço(1).

vitamina para cansaço
Uma dieta equilibrada dará a energia necessária para manter o rendimento nas atividades do dia a dia. (Fonte: Gades: k95uqdee8r4/ Unsplash.com)

Quais são as vitaminas mais importantes para combater o cansaço?

As vitaminas como a C, a D e a B12 permitem que o metabolismo (que é o conjunto das reações químicas que mantêm o funcionamento do organismo) se mantenha sempre equilibrado.

Sem a atuação das vitaminas, pode ser mais difícil para o corpo obter energia e, assim, o cansaço fica mais intenso. Neste sentido, cada uma delas tem as suas propriedades e benefícios, como veremos agora:

Vitamina C

A vitamina C, ou ácido ascórbico, como também é conhecida, é um nutriente que se dissolve facilmente em água (vitamina hidrossolúvel).

Ela tem um alto poder antioxidante, que o corpo aproveita para combater inflamações e lutar contra os sinais e consequências do envelhecimento (2).

Assim, a vitamina C é fundamental para regular o metabolismo e transformar alimentos em energia. Por este motivo, o cansaço inexplicável pode ser sintoma da carência deste nutriente (3).

Por sorte, a vitamina C é muito abundante nos alimentos, especialmente nos vegetais cítricos, como laranja, limão, acerola e pimentas. Desta forma, não é nada difícil incorporar este nutriente à dieta.

vitamina para cansaço
A vitamina C é muito abundante nos alimentos. Ela pode ser encontrada, por exemplo nas frutas tropicais, como as cítricas e em vegetais como o pimento. (Fonte: Isra e: shjmuyqsrn8/ Unsplash.com)

Vitaminas do complexo B

As vitaminas do complexo B são peças-chave no combate ao cansaço extremo, seja ele físico ou mental. Assim, estes micronutrientes permitem ao organismo aproveitar o máximo dos nutrientes.

Deste modo, é possível “alimentar” os músculos, o cérebro e os demais órgãos com a ajuda das vitaminas do grupo B, uma vez que elas permitem criar energia para potencializar o rendimento do organismo (1, 4).

Se deseja manter os níveis saudáveis de vitaminas do complexo B, procure seguir uma alimentação o mais equilibrada possível. abuse das carnes magras, das verduras frescas e dos grãos integrais. Eles ajudarão a evitar a carência destas vitaminas.

Quem é vegano, deve ter sempre em mente que é necessário recorrer a um suplemento. Ele evitará que as reservas deste micronutriente se reduzam e, assim, evita os riscos da carência de vitamina B12.

Como a vitamina B12 se encontra quase que exclusivamente em produtos de origem animal, como a carne, os peixes, os ovos e o leite (5), cuidar da suplementação é fundamental para quem não consome este tipo de alimentos.

vitamina para cansaço
A vitamina B12 encontra-se de forma quase que exclusiva em alimentos de origem animal, como a carne, os peixes, os ovos e o leite. (Fonte: Marras: 4zm5e0zgyje/ Unsplash.com)

Vitamina D

A vitamina D é muito importante para manter fortes os ossos e as articulações. Além disso, trata-se de um nutriente fundamental na infância, pois contribui para o crescimento e desenvolvimento das crianças.

Normalmente, a carência de vitamina D costuma ser “silenciosa”. Assim, ela pode debilitar pouco a pouco a massa óssea. Porém, de acordo com especialistas, a ocorrência de cansaço excessivo e sem causa aparente pode ser um dos primeiros sintomas da falta desta vitamina (6).

Entre os alimentos que são fontes ricas de vitamina D estão os laticínios, os ovos e os mariscos. No entanto, o corpo também é capaz de sintetizá-la por meio da exposição solar.

Assim, procure apanhar um banho de sol algumas vezes por semana. Para isso, basta uma exposição de entre 10 e 20 minutos nos horários seguros. Lembre-se de usar um protetor solar, especialmente no rosto.

vitamina para cansaço
Quando apanhar sol, não se esqueça de usar protetor solar, para evitar os danos causados pelos raios ultravioleta à sua pele. (Fonte: Twelvetribes: 14776896/ 123rf.com)

É possível evitar o cansaço apenas pela dieta rica em vitaminas?

Manter um padrão de alimentação saudável, como a dieta mediterrânea, pode ser o suficiente para suprir as necessidades de vitaminas para evitar o cansaço extremo.

Lembre-se que é muito importante que a dieta inclua também as gorduras saudáveis, as proteínas e carboidratos. Somente assim conseguirá dar ao seu organismo todos os nutrientes necessários para gerar energia e manter o rendimento, longe do cansaço (7).

É preciso estar atento às dietas de emagrecimento, stress, problemas emocionais e um estilo de vida muito exigente (como o trabalho sob pressão ou a época de exames e trabalhos escolares). Estes são fatores que levam o corpo a utilizar mais vitaminas do que a fornecida pelos alimentos.

Neste caso, existe um alto risco de sofrer com as consequências da carência de vitaminas, o que aumenta a sensação de fadiga, cansaço e mal estar (1).

Suplementos de vitaminas para cansaço

O seu estilo de vida é sempre corrido, sem tempo para “nem para comer”? Fez dieta para emagrecer nos últimos tempos e agora não tem energia nem para se levantar? Saiba que isso é mais comum do que parece.

Nestes casos, a suplementação de vitaminas pode ser a saída para acabar com o cansaço. Vamos falar mais detalhadamente sobre suplementos, a sua eficácia e como escolher o melhor para a sua saúde? Acompanhe!

Suplementos de vitamina C

Nas pessoas com baixos níveis de ácido ascórbico, pesquisas mostram que atenuar essa carência com suplementos pode ajudar a reduzir a fadiga em pouco tempo.

No entanto, é bom esclarecer que, a princípio, os estudos que demonstraram estes benefícios utilizaram a forma injetável da vitamina (8). Para isso, é preciso passar pela dor incómoda de uma injeção para ter os efeitos.

Apesar de eficazes, os suplementos convencionais de vitamina C – as pastilhas ou cápsulas de ácido ascórbico – não conseguem elevar consideravelmente os níveis do nutriente (9). Isto ocorre, em parte, pelo facto de ela ser solúvel em água e, portanto, muito facilmente descartada pelo organismo.

A boa notícia é que a tecnologia já possibilita o melhor destes dois cenários. Os suplementos lipossomais de vitamina C aumentam a absorção e a biodisponibilidade do nutriente sem a dor da injeção (10)!

Isso é possível graças à composição das cápsulas, revestidas com lipossomas. Estas pequenas moléculas lipídicas têm uma estrutura semelhante à das membranas celulares, o que facilita a absorção do suplemento.

Assim, os suplementos lipossomais de vitamina C, como os da Sundt, vão permitir que tire proveito desta nova tecnologia e aumente os níveis do nutriente com a máxima eficiência!

Suplementos de vitamina D

Resolver a carência deste nutriente pode ajudar a mandar o cansaço para bem longe! No entanto, nem sempre é possível apanhar sol com regularidade ou consumir os alimentos ricos em vitamina D.

Se a sua rotina dificulta esta forma de aumentar o seu stock de vitamina D, pode recorrer a um suplemento para melhorar os níveis do nutriente no organismo e sentir-se melhor em pouco tempo (11).

Além disso, um suplemento de qualidade pode ajudar a melhorar o seu humor e preservar as funções do sistema imunológico. Por isso, vale a pena considerar uma suplementação à base de vitamina D3 (a forma mais efetiva da vitamina D).

Antes de começar o seu tratamento, recomendamos que conheça o suplemento de Vitamina D3 da Sundt. Seguro e eficaz, ele vai ser um aliado para manter as suas reservas do nutriente sempre em níveis saudáveis.

Suplementos de vitamina B12

A falta de vitamina B12 é um problema que ameaça especialmente os veganos e vegetarianos. Sem o consumo ideal do nutriente, podem ocorrer desde cansaço e anemia até danos neurológicos.

Além disso, alguns grupos de pessoas – idosos ou pessoas com problemas intestinais – podem ter dificuldade para absorver a vitamina B12, mesmo com o consumo regular do nutriente pela dieta (12).

Felizmente, a Sundt conta com diferentes formatos de suplementos. O maior destaque é a vitamina B12 lipossomal em spray nasal. Com o uso regular, o suplemento contribui para reduzir o cansaço comum à carência do nutriente.

vitamina para cansaço
O cansaço pode ser um dos primeiro sinais de que pode estar com baixos níveis de vitaminas como a B12, a C e a D. (Fonte: Drobot: 48788899/ 123rf.com)

Suplementos multivitamínicos

Pode ser que esteja a precisar de várias vitaminas para retomar o funcionamento normal do seu organismo. Neste caso, uma indicação eficaz é o suplemento multivitamínico.

Utilizado de forma correta e responsável, ele pode ajudar a lutar contra o cansaço gerado pela rotina stressante e pela falta de b uma dieta equilibrada (13, 14).

O multivitamínico Sundt garante as principais vitaminas necessárias para reduzir o cansaço físico e mental. Ele inclui uma série de nutrientes essenciais, como as vitaminas do complexo B, C e D, entre outras.

A maior vantagem dos suplementos da linha Sundt, como já mencionamos, é a sua formulação lipossomal, criada para promover a maior absorção possível dos nutrientes. Experimente!

Precauções: quando as vitaminas para cansaço não são suficientes

Criamos os suplementos Sundt com carinho e cuidado. E podemos nos dizer incrivelmente orgulhosos dos nossos produtos, que são fabricados sob os mais exigentes padrões de qualidade.

No entanto, há alguns problemas que nenhum suplemento – nem mesmo os de alta tecnologia, como os produtos da linha Sundt – é capaz de resolver por si só (15):

  • Pessoas que sofrem de insónia ou não dormem o suficiente. Mesmo com o uso de suplementos, a privação do sono vai prolongar o quadro de fadiga. Neste caso, o ideal é procurar um especialista em distúrbios do sono;
  • Sedentarismo. Quem tem um estilo de vida sem atividades físicas, passa muito tempo sentado ou na cama acaba por se sentir mais cansado. Uma boa solução é movimentar-se, mesmo que seja pouco, ao longo do dia. Verá que vai notar a diferença!
  • Pessoas deprimidas. A ansiedade ou a depressão podem aparecer na sua vida disfarçadas de cansaço. Sabe aquela “vontade de não fazer nada”? Ela pode ser mais do que fadiga. Se se sentir triste ou angustiado, o recomendado é conversar com um especialista;
  • Indivíduos com enfermidades graves. Se o seu cansaço é sem motivo aparente e, ainda, acompanhado por dores, mal estar e perda de peso, isso pode ser um sinal de outras doenças. Procure um médico o mais rapidamente possível e não comece a usar suplementação sem prescrição especializada.

Tenha em mente que os suplementos Sundt são formulados para uso por pessoas adultas e sadias. Grávidas, portadores de doenças crónicas e fumadores devem evitar qualquer suplementação.

O mesmo ocorre com crianças e idosos. Se tiver qualquer uma dessas restrições e, ainda assim, deseja melhorar os níveis de vitamina, consulte uma opinião de um profissional da saúde antes do uso.


As nossas conclusões

O cansaço é uma das chamadas “doenças modernas”. Isto porque, em grande parte, é gerado pelos novos ritmos de vida exigidos na sociedade. O stress e a alimentação inadequada acabam por levar a baixos níveis nutricionais e à fadiga.

Neste artigo, mostramos como pode, depois de consultar o seu médico, recorrer a suplementação segura, especialmente com as vitaminas B12, C e D. Usar um suplemento lipossomal Sundt pode ser a chave para que o seu tratamento seja ainda mais eficaz. Assim, esperamos que encontre nas vitaminas para cansaço a sua dose saudável de disposição!

Se gostou deste guia, aproveite para conhecer outros conteúdos como este no nosso site e deixar-nos um comentário. Adoraríamos saber a sua opinião!

(Fonte da imagem em destaque: Dogukan Sahin: wddj9jjfb6k / Unsplash.com)

Referências(15)

  1. Tardy A-L, Pouteau E, Marquez D, Yilmaz C, Scholey A. Vitamins and Minerals for Energy, Fatigue and Cognition: A Narrative Review of the Biochemical and Clinical Evidence. Nutrients . 2020 Jan 16 ;12(1):228.
  2. Pehlivan FE. Vitamin C: An Antioxidant Agent. In: Vitamin C . InTech; 2017 .
  3. Maxfield L, Crane JS. Vitamin C Deficiency (Scurvy) . StatPearls. 2019 .
  4. Chawla J, Kvarnberg D. Hydrosoluble vitamins. In: Handbook of Clinical Neurology . Elsevier B.V.; 2014 . p. 891–914.
  5. Obeid R, Heil SG, Verhoeven MMA, van den Heuvel EGHM, de Groot LCPGM, Eussen SJPM. Vitamin B12 intake from animal foods, biomarkers, and health aspects. Front Nutr. 2019 Jun 28;6.
  6. Johnson K, Sattari M. Vitamin D deficiency and fatigue: an unusual presentation. Springerplus. 2015 Dec 1;4(1).
  7. Dieta mediterránea: ¿Qué es y cómo sacarle el mayor provecho?
  8. suh SY, Bae W, Ahn HY, Choi SE, Jung GC, Yeom C. Intravenous vitamin C administration reduces fatigue in office workers: A double-blind randomized controlled trial. Nutr J . 2012 ;11(1):7.
  9. Lykkesfeldt J, Tveden-Nyborg P. The pharmacokinetics of vitamin C . Vol. 11, Nutrients. MDPI AG; 2019. p. 2412.
  10. Łukawski M, Dałek P, Borowik T, Foryś A, Langner M, Witkiewicz W, et al. New oral liposomal vitamin C formulation: properties and bioavailability. J Liposome Res . 2019 ;
  11. Roy S, Sherman A, Monari-Sparks MJ, Schweiker O, Hunter K. Correction of low vitamin D improves fatigue: Effect of correction of low vitamin D in fatigue study (EViDiF study). N Am J Med Sci. 2014;6(8):396–402.
  12. Ankar A, Bhimji SS. Vitamin B12 Deficiency (Cobalamin) . StatPearls. StatPearls Publishing; 2018 .
  13. Long SJ, Benton D. Effects of vitamin and mineral supplementation on stress, mild psychiatric symptoms, and mood in nonclinical samples: A meta-analysis. Psychosom Med . 2013;75(2):144–53.
  14. Kennedy DO, Stevenson EJ, Jackson PA, Dunn S, Wishart K, Bieri G, et al. Multivitamins and minerals modulate whole-body energy metabolism and cerebral blood-flow during cognitive task performance: A double-blind, randomised, placebo-controlled trial. Nutr Metab . 2016 Feb 11 ;13(1).
  15. Vitaminas para el cansancio | GUIADESUPLEMENTOS
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Artigo científico
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Artigo científico
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Livro
Chawla J, Kvarnberg D. Hydrosoluble vitamins. In: Handbook of Clinical Neurology . Elsevier B.V.; 2014 . p. 891–914.
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Artigo científico
Obeid R, Heil SG, Verhoeven MMA, van den Heuvel EGHM, de Groot LCPGM, Eussen SJPM. Vitamin B12 intake from animal foods, biomarkers, and health aspects. Front Nutr. 2019 Jun 28;6.
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Guia de suplementos
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Estudo em humanos
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Lykkesfeldt J, Tveden-Nyborg P. The pharmacokinetics of vitamin C . Vol. 11, Nutrients. MDPI AG; 2019. p. 2412.
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Artigo científico
Roy S, Sherman A, Monari-Sparks MJ, Schweiker O, Hunter K. Correction of low vitamin D improves fatigue: Effect of correction of low vitamin D in fatigue study (EViDiF study). N Am J Med Sci. 2014;6(8):396–402.
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Livro
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Meta-análise
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