Vitamina K2: quais os alimentos mais ricos?

Está a precisar de mais vitamina K2 no seu organismo? Quer sentir mais os efeitos excelentes que ela trás para os seus ossos, a sua pele e o seu sistema circulatório? Não se preocupe: neste artigo falaremos sobre os alimentos mais ricos na substância e explicaremos como ela age no corpo humano!

Derivada da vitamina K, a vitamina K2 é essencial para a metabolização do cálcio no corpo. Portanto, é importante para todos, mas ainda mais para idosos ou pessoas com problemas na estrutura óssea. Saiba que a alimentação saudável é a melhor forma de dar ao seu organismo níveis satisfatórios da substância!

Pontos-chave

  • Consegue encontrar boas quantidades de vitamina K2 tanto em produtos de origem animal, como de origem vegetal. Trata-se de uma substância bastante versátil.
  • Uma alimentação rica em vitamina K2 é importante não apenas para os ossos, mas para a sua longevidade em geral. O sistema circulatório é um dos mais beneficiados.
  • Se for preciso fazer suplementação de vitamina K2, procurar pelos produtos lipossomais é a melhor ideia. Nós recomendamos o suplemento da Sundt.

Conheça os alimentos mais ricos em vitamina K2

A vitamina K2 está presente em muitos alimentos. Ela pode ser encontrada tanto em animais, como em vegetais, o que a faz acessível para todos.

A seguir, vamos falar sobre os alimentos mais ricos em vitamina K2 e trazer outras informações sobre a substância!

O que é a vitamina K2 e como ela atua no organismo?

Menaquinona é o nome do composto químico que nós costumamos chamar de vitamina K2. É uma das três substâncias que fazem parte da família das vitaminas K, junto com a K1 e a K3.

Normalmente, a vitamina K2 é produzida por bactérias através da fermentação da vitamina K1. Por isso, ela é mais comum em alimentos de origem animal, apesar de também ser encontrada nos de origem vegetal.

Uma vez absorvida pelo corpo humano, a vitamina K2 tem como principal função a metabolização e a regulação do cálcio, distribuindo-o pelo organismo. Ela trabalha em parceria com a vitamina D para isso.

Outra função da vitamina K2 é a regulação de algumas proteínas e aminoácidos essenciais. Ela é importante para os ossos, o sistema circulatório, a pele, o sistema neurológico e mais.

Sabia que a vitamina K1 e a vitamina K3 também são importantes para nós? As três substâncias trabalham em conjunto e são adquiridas pela alimentação, trazendo benefícios principalmente para o sistema circulatório.

Quais os principais benefícios da vitamina K2?

Ao ajudar a metabolização e a regulação do cálcio no organismo, a vitamina K2 gera vários benefícios para nós. O mais claro é a melhoria da saúde dos ossos, que se tornam mais fortes e resistentes, impedindo doenças como a osteoporose.

A regulação do cálcio também impede que o mineral se deposite nas veias, artérias, rins e outros locais indesejados do corpo. Isso melhora o nosso sistema circulatório e aumenta a nossa longevidade, diminuindo as chances de problemas como enfartes e derrames.

Quando não há uma regulação apropriada do cálcio, ele pode depositar-se até mesmo na pele, levando ao envelhecimento precoce e a problemas quanto ao seu aspeto.

Para que tenha uma ideia mais clara dos benefícios da vitamina K2, fizemos uma pequena tabela que os explica:

VantagensDesvantagens
Melhora a saúde dos ossos e previne doenças e fraturasEm excesso, pode ser prejudicial para o fígado
Impede que o cálcio seja depositado nas veias e artériasPode levar ao surgimento de coágulos se consumida além do necessário
Permite maior longevidade para o corpo
Melhora a saúde da pele
Ajuda com proteínas essenciais

Quanto de vitamina K2 precisamos na nossa dieta?

De acordo com a literatura médica, os valores saudáveis diários de vitamina K2 para um humano adulto estão entre 45 e 120 microgramas.

Se não consumimos o bastante da substância, podemos passar a ter doenças sobre as quais falaremos mais tarde. Isso pode fazer com que um médico peça um exame para verificar a sua deficiência no organismo.

Os níveis de referência de vitamina K2 no corpo humano estão entre 0,1 e 2,1 miligramas por litro. Adultos com resultados fora desse padrão estão com falta ou excesso da substância.

Como podemos ingerir vitamina K2?

A vitamina K2 é uma das poucas que o nosso organismo produz naturalmente. Ele obtém-na através da fermentação da vitamina K1 no intestino. Porém, a quantidade gerada pelo corpo é insuficiente e cai muito com o passar dos anos.

A nossa melhor fonte de vitamina K2 é a alimentação. Pessoas saudáveis conseguem extrair as quantidades necessárias da substância de refeições balanceadas.

É possível encontrar vitamina K2 numa grande quantidade de alimentos. Se deseja consumi-la em quantidades satisfatórias, basta criar uma dieta com os ingredientes ideais!

Existe também a possibilidade de suplementar vitamina K2.

Quais os alimentos mais ricos em vitamina K2?

Chegou a este artigo com uma pergunta principal: quais os alimentos com as maiores quantidades de vitamina K2?

Preparamos, então, uma lista com alimentos que lhe oferecem grandes dosagens da substância, além de uma tabela muito útil!

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Típico da culinária alemã, o chucrute é riquíssimo em vitamina K2. (Fonte: 4174332 / Pixabay.com)

Queijos fermentados

Como a fermentação ajuda a formar vitamina K2, a substância é muito abundante em queijos que passam por esse processo. Podemos citar como exemplos principais o gorgonzola, o gouda, o brie e o camembert.

Repolho

Para os veganos, uma opção excecional como fonte de vitamina K2 é o repolho. Ele pode ser apreciado tanto na sua forma original, quanto como chucrute, alimento que também é resultado de um processo de fermentação.

Fígado

Não há como fugir do fígado de boi quando o assunto é vitaminas. Este alimento divide opiniões quanto ao seu sabor, mas é sem dúvidas uma das mais fantásticas fontes de nutrientes para o corpo humano!

Óleos

Tanto o óleo de soja, muito comum na nossa alimentação, como o azeite são boas fontes de vitamina K2. Eles são acessíveis e podem ser consumidos por todos os públicos!

Mas ainda há outros alimentos ricos em vitamina K2, e por isso precisamos de apresentar-lhe uma tabela!

Os alimentos mais ricos em vitamina K2: a tabela

O alimento campeão em vitamina K2 é tradicional do Japão: Natto, um tipo de soja fermentada que oferece nada menos do que 1298 microgramas da substância a cada 100 gramas. Mas, como é difícil de encontrar, não o colocamos na tabela.

Veja a seguir alimentos e quantidades de vitamina K2 em microgramas por 100 gramas:

AlimentoQuantidade de vitamina K2 (mcg/100g)
Salsa548
Espinafre380
Queijos fermentados350
Repolho339
Agrião315
Brócolos179
Óleo de soja173
Iogurte150
Fígado de boi109
Azeite80

O que acontece se não ingerimos vitamina K2 em quantidades suficientes?

A principal consequência da deficiência da vitamina K2 é a pouca absorção de cálcio e a distribuição irregular desse mineral pelo organismo. Com isso, vários problemas podem aparecer:

  • Facilidade de fraturas e lesões: como os ossos não recebem cálcio suficiente, doenças como a osteoporose podem aparecer (principalmente em mulheres idosas). As fraturas e as lesões tornam-se mais frequentes.
  • Envelhecimento precoce: a desregulação da distribuição de cálcio pelo organismo leva a uma acumulação do mineral na pele e em outros lugares indesejados, acelerando o envelhecimento.
  • Problemas no sistema circulatório: um dos lugares que o cálcio mais se deposita quando não é bem regulado é nas veias. Assim, não apenas há maiores chances de enfartes e derrames, como essas importantes vias sanguíneas também perdem a elasticidade e envelhecem.

A falta de vitamina K2 não produz sintomas imediatos claros, como acontece, por exemplo, com a vitamina C. Os seus problemas são mais sorrateiros, o que pode levar a um diagnóstico muito tardio. Por isso, fique atento para consumi-la em quantidades suficientes!

É possível suplementar vitamina K2?

Sem dúvida! Cada vez mais, as marcas de suplementos investem em produtos confiáveis, capazes de regular os níveis de vitamina K2 no organismo e trazer muitos benefícios para a saúde a longo prazo.

Portanto, caso não consuma alimentos ricos o bastante em vitamina K2 e precise de passar por uma suplementação, um médico recomendar-lhe-á algum produto que o ajudará a manter os níveis da substância em alta.

É importante tomar apenas suplementos de qualidade, já que eles têm as melhores chances de produzirem os efeitos esperados!


Vitamina K2: conheça os melhores suplementos

Como tomar suplementos de qualidade é algo importante para a saúde, preparamos um setor do texto apenas ensinando-lhe como comprar os melhores produtos.

A seguir, as principais características dos melhores suplementos de vitamina K2!

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Há ótimos suplementos de vitamina K2 no mercado. (Fonte: stevepb / Pixabay.com)

Como saber se um suplemento de vitamina K2 é de qualidade?

Antes de comprar um suplemento de vitamina K2, verifique algumas questões fundamentais: existe comprovação científica da sua eficácia? O produto tem certificados de agências reguladoras de Portugal ou do estrangeiro? Há boa aprovação por parte dos consumidores?

Além dessas características e certificados, deve olhar para a tecnologia utilizada. Os produtos lipossomais usam o que existe de mais moderno atualmente e, por isso, são as opções que devem ser mais valorizadas.

Segurança, tecnologia e eficiência são as características indispensáveis para um suplemento de vitamina K2.

Por que optar pelos melhores suplementos de vitamina K2?

A grande diferença de um bom suplemento de vitamina K2 para um mediano é a capacidade superior de absorção.

É por isso que a tecnologia lipossomal faz tanta diferença: com ela, o suplemento mistura-se diretamente com as células do intestino, o que faz com que a absorção seja quase completa. O seu corpo aproveita praticamente toda a dosagem ingerida.

Ter a dosagem ingerida totalmente aproveitada não só garante resultados, como faz com que eles venham de maneira muito mais rápida. E ainda possui um total controlo sobre o quanto de vitamina K2 está a tomar diariamente!

Se procura por uma recomendação de suplemento, o da Sundt é uma excelente opção. Além de usar a tecnologia lipossomal, demonstra grande preocupação com a sua saúde e com o planeta. É um produto de resultados rápidos e excelentes!


Conclusão

Para manter a sua saúde sempre em alta, deve procurar por alimentos ricos em vitamina K2. Queijos fermentados, repolho, espinafre, brócolos, fígado de boi e óleos estão entre as melhores opções. Independentemente da sua dieta, é possível encontrar comidas saborosas e saudáveis.

Caso a sua alimentação seja inadequada ou tenha dificuldades na absorção da substância, porém, pode ser necessário suplementar a vitamina K2. Nesse caso, os produtos lipossomais, como os da Sundt, são os que podem trazer-lhe mais benefícios.

(Fonte da imagem destacada: AlbanyColley / Pixabay.com)

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