Descubra os benefícios da vitamina E para a pele!

É daqueles que aproveita qualquer raio de sol para se bronzear? Se sim, já sabe que deve preservar a sua pele dos prejudiciais raios UVA, tendo em vista que o sol pode acabar por causar danos na pele. Neste sentido, os benefícios da vitamina E começam pela proteção da pele do fotoenvelhecimento (1).

A vitamina E é um poderoso antioxidante, que ainda está a participar de muitos estudos académicos para descobrir todos os seus incríveis benefícios na dermatologia. Ela não luta apenas contra os radicais livres que danificam o nosso organismo, mas também atrasa o envelhecimento celular (2). Quer saber mais? Então, acompanhe-nos!

Pontos-chave

  • Precisa de melhorar a sua pele? Já percebeu os efeitos do bronzeamento? Se sim, aconselhamos que utilize os suplementos lipossomais de vitamina E da Sundt Nutrition, vai adorar!
  • Os benefícios da vitamina E ainda estão a ser estudados por pesquisadores, mas não há dúvidas do seu grande poder antioxidante, que também envolve a pele.
  • De facto, a vitamina E pode melhorar cicatrizes, evitar lesões cutâneas ou atrasar o fotoenvelhecimento. Não fique para trás e compre os suplementos lipossomais de vitamina E da Sundt Nutrition.

Quais são os benefícios da vitamina E para a pele?

Há muito tempo que estão a ser estudados os efeitos da vitamina E na derme e, por enquanto, existem algumas descobertas que são muito promissoras. Entre elas, está o seu efeito fotoprotetor, como veremos em primeiro lugar, mas existem outros! Preste muita atenção neste artigo, não se vai arrepender!

Proteja a sua pele do sol!

A aplicação tópica ou local de vitamina E geralmente é eficaz para aumentar a fotoproteção da pele. Porquê? Pois é parte das defesas antioxidantes da pele e, principalmente, protege a pele contra a radiação UV e outros radicais livres que podem entrar em contacto com a epiderme (3, 4, 5, 6).

Além disso, é importante lembrar do seguinte:

  • A vitamina E da sua pele diminui com poluentes ambientais, como o ozono.
  • A vitamina E tópica ou local pode reduzir o inchaço, a vermelhidão e edemas na pele induzidos pelos raios UV.
  • Vitamina E + vitamina C. Os produtos que contêm tanto vitamina C como vitamina E demonstraram uma maior eficácia na fotoproteção que qualquer antioxidante sozinho.
  • A vitamina E sozinha, de qualquer forma, aumenta a fotoproteção antes e depois da exposição solar, quando aplicada localmente.
  • Os estudos científicos apoiam a incorporação de antioxidantes aos protetores solares e produtos pós-sol.
Mulher jovem e bonita em maiô amarelo com grande chapéu relaxante no iate flutuando no mar. Recreação de verão de luxo
A aplicação tópica ou local de vitamina E geralmente é eficaz para aumentar a fotoproteção da pele. (Fonte: Kachmar: 41460820 / 123rf.com)

Pode cicatrizar as suas feridas!

Embora ainda esteja sendo estudada, a vitamina E pode ajudar na cicatrização de feridas através de efeitos diretos sobre a reparação e regeneração dos tecidos (7, 8, 9, 10, 11).

Apesar da falta de um consenso científico, a vitamina E é utilizada em cosméticos para acelerar a cicatrização de feridas, prevenir cicatrizes hipertróficas ou grandes e reduzir comichões. De qualquer forma, o uso deste nutriente tópico para a pele é promissor. Ao menos um estudo indica que:

  • Análise prévia. Após analisar as mudanças nas feridas de pacientes que sofrem de infeções bacterianas como resultado de grandes queimaduras.
  • Aplicação de vitamina E tópica ou local. Depois de aplicar alfa-tocoferol (vitamina E) tópica, diminuiu a dor e a carga bacteriana.
  • Resultados positivos. Todos os pacientes tiveram resultados positivos e diminuição da infeção.
  • Método seguro, simples e económico. Os resultados concluem que a vitamina E pode representar um método seguro, simples e económico para melhorar a cicatrização de feridas difíceis com infeção local.

Previne as lesões cutâneas!

A vitamina E tópica tornou-se um tratamento popular para vários problemas de pele pelas suas propriedades antioxidantes. De facto, é considerada um agente anti-inflamatório da pele. Ainda estão a ser analisados os seus efeitos, mas até o dia de hoje (3, 4, 5, 12):

  • A vitamina E faz parte das defesas da pele. A vitamina E é uma parte integral das defesas antioxidantes da pele.
  • Este nutriente protege dos radicais livres. Principalmente, oferece proteção contra a radiação ultravioleta e outros radicais livres que podem entrar em contacto com a epiderme.
  • Evidência de efeitos anti-inflamatórios. Foram observados efeitos anti-inflamatórios adicionais da vitamina E tópica na pele, embora ainda sejam necessários mais estudos.

A vitamina E pode ajudar a prevenir lesões cutâneas, como por exemplo alguns tipos de dermatite ou úlceras na pele, entre outros problemas.

Pernas femininas e tubo de hidratante na cama. Conceito de cuidados com a pele.
Os produtos que contêm tanto vitamina C como vitamina E demonstraram uma maior eficácia na fotoproteção que qualquer antioxidante sozinho. (Fonte: Belyaev: 119813426 / 123rf.com)

Pode suavizar a pele!

Ainda em estudo, existem evidências dos excelentes resultados do uso da vitamina E para a pele, mas em qualquer caso alguns exames médicos indicam que a vitamina E pode (3, 13, 14):

  • Melhorar a aparência de rugas e linhas de expressão;
  • Acelerar a regeneração da pele.

Por outro lado, é evidente que a vitamina E é um antioxidante importante que protege as células dos danos causados pelo stress oxidativo. Este aspeto contribui de maneira importante para a progressão do envelhecimento.

Embora ainda esteja a ser estudado, um dos estudos é promissor e destaca que a ingestão de vitamina E pode melhorar o envelhecimento e prolongar a longevidade. Seria uma grande notícia, não?


Como aproveitar ao máximo as propriedades da vitamina E para a pele

Agora que já sabe tudo o que a vitamina E pode fazer pela sua pele, talvez queira saber como aproveitar ao máximo os seus benefícios. Existem duas formas, através da alimentação e a suplementação, melhor ainda se forem os suplementos lipossomais. Não conhece? São ótimos!

Suplementos lipossomais de vitamina E para uma pele mais radiante

Se é uma pessoa muito atarefada, provavelmente não tem tempo para seguir uma dieta saudável todos os dias e brilhar como merece. Para estes casos, é melhor comprar um suplemento lipossomal da Sundt Nutrition. Mas, o que é um suplemento lipossomal? Vamos lhe explicar!

O que significa que um suplemento é lipossomal?

Os lipossomas são como “bolhas”, muito similares às células humanas, mas são menores. Nos lipossomas, os nutrientes são encapsulados ou “empacotados”, para que os seus benefícios cheguem mais rápido ao seu organismo. Este é um dos grandes benefícios, mas existem mais!

Quais são as vantagens das fórmulas lipossomais?

Este tipo de fórmula procede do âmbito médico e já há algum tempo que é aplicada na área da suplementação, graças ao avanço das tecnologias. Resumimos os seus principais benefícios ou vantagens na seguinte lista, para que não tenha nenhuma dúvida. Preste atenção (15, 16, 17):

  • São mais bem absorvidos do que os suplementos convencionais. Além disso, os cientistas abordam este tipo de produto como terapia intravenosa, mas no âmbito médico.
  • São mais biodisponíveis. A que isso se refere? A biodisponibilidade é a percentagem de nutriente que chega ao organismo. Quanto mais biodisponível for, mais vitamina E o corpo vai absorver.
  • São mais estáveis. Mesmo que não percebamos, os suplementos comuns são condicionados pelos processos do organismo para assimilá-los, o que não ocorre com os suplementos lipossomais, porque são mais facilmente integrados pelo corpo.
  • São aptos para veganos, diabéticos e intolerantes ao glúten. Sim, isso mesmo! Além de estarem livres de qualquer tipo de alteração genética e ingredientes de origem animal.

Os suplementos lipossomais da Sundt Nutrition são melhores?

Nós acreditamos que não vai encontrar nada melhor, mas precisa de experimentar. De nada adianta que nós afirmemos que os suplementos lipossomais de vitamina E da Sundt Nutrition são os melhores se não comprovar. Por isso, lembre-se de comprar suplementos de vitamina E que contenham uma dose segura.

Alimentos que oferecem os benefícios da vitamina E para a pele

Outra possibilidade é que obtenha a vitamina E através da alimentação, se tiver uma rotina corrida, não será fácil, mas é sempre possível tentar. De qualquer forma, vamos mostrar uma tabela com os alimentos mais ricos em vitamina E. Lembre-se de consumir todos os dias (18, 19)!

AlimentosVitamina E (quantidade de mg em 100 gramas)
Óleo de gérmen de trigo650
Óleo de girassol56
Sementes de girassol37-38
Amêndoas e avelãs (tostadas ou cruas)26-27
Azeite18
Cereais de trigo/milho17
Amendoim10
Óleo de soja/milho7
Aspargos verdes, feijão branco, manteiga, tâmaras, morangos e peixe azul2

Em menor proporção, também é possível encontrar vitamina E em outros alimentos, como os brócolos, ovos, amoras, cenoura, alface ou arroz integral.


A nossa conclusão

Se é uma pessoa que adora apanhar sol, lembre-se que o fotoenvelhecimento está bem à sua frente e não há nada melhor que consumir a vitamina E para lutar contra isso. De facto, travá-lo é um dos principais benefícios deste nutriente para a pele, graças ao seu grande poder antioxidante.

Mas, além disso, a vitamina E pode também suavizar a pele, prevenir as lesões cutâneas e até pode ajudar a diminuir as suas cicatrizes, muito bom! Se não consegue seguir uma dieta saudável, opte pelos suplementos lipossomais de vitamina E da Sundt Nutrition. Garantimos que não vai se arrepender!

Se gostou deste artigo, não se esqueça de compartilhar nas suas redes sociais ou nos deixar um comentário. Muito obrigado!

(Fonte da imagem destacada: Melpomen: 82432300 / 123rf.com)

Referências(19)

  1. Antioxidants in dermatology. Varadraj V. Pai , Pankaj Shukla and Naveen Narayanshetty Kikkeri. doi: 10.4103 / 2229-5178.131127 Disponible online
  2. Vitamin E Supplementation Delays Cellular Senescence In Vitro. Giorgio La Fata, Nicole Seifert, Peter Weber, and M. Hasan Mohajeri. Disponible online
  3. Vitamin E and skin health. Oregon State University. Linus Pauling Institute. Alexander J. Michels, Ph.D., and Maret G. Traber, Ph.D. Disponible online
  4. Vitamin E in human skin: Organ-specific physiology and considerations for its use in dermatology. Jens J. Thiele, Swarna Ekanayake-Mudiyanselage. Department of Dermatology, Boston University Medical Center, 609 Albany Street, Boston, MA 02118, United States. Disponible online
  5. Antioxidants in dermatology. Flavia Alvim Sant´anna Addor. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/abd1806-4841.2017569. Disponible online
  6. Vitamin E inhibits UVAI induction of “light” and “dark” cyclobutane pyrimidine dimers, and oxidatively generated DNA damage, in keratinocytes. George J. Delinasios, Mahsa Karbaschi, Marcus S. Cooke and Antony R. Young. Disponible online
  7. Polymeric films loaded with vitamin E and aloe vera for topical application in the treatment of burns. Gabriela Garrastazu Pereira, Sílvia Stanisçuaki Guterres, Anna Giulia Balducci, Paolo Colombo y Fabio Sonvico. Disponible online
  8. Vitamin E and wound healing: an evidence-based review. Rachel Hobson. DOI: 10.1111 / iwj.12295 Disponible online
  9. The role of vitamin E in wound healing and healing. A.C. Grace. Needs. Disponible online
  10. The role of topical vitamin E in the treatment of scars: a systematic review. Volkan Tanaydin, MD, Jurek Conings, MD, Masoud Malyar, BSc, René van der Hulst, MD, PhD, Berend van der Lei, MD, PhD. Disponible online
  11. Efficacy of topical α-tocopherol acetate in treating burn infections. A. Di Lonardo, M. De Rosa, A. Graziano, C. Pascone and E. Lucattelli.
  12. Vitamin E in dermatology. Mohammad Abid Keene Iffat Hassan. doi: 10.4103 / 2229-5178.185494. Disponible online
  13. Anti-aging skin strategies. Ruta Ganceviciene, Aikaterini I. Liakou, † Athanasios Theodoridis, Evgenia Makrantonaki and Christos C. Zouboulis. Disponible online
  14. Vitamin E Supplementation Delays Cellular Senescence In Vitro. Giorgio La Fata, Nicole Seifert, Peter Weber, and M. Hasan Mohajeri. Disponible online
  15. Liposomal-encapsulated Ascorbic Acid: Influence on Vitamin C Bioavailability and Capacity to Protect Against Ischemia–Reperfusion Injury. Janelle L. Davis, Hunter L. Paris, Joseph W. Beals, Scott E. Binns, Gregory R. Giordano, Rebecca L. Scalzo, Melani M. Schweder, Emek Blair and Christopher Bell. Journal ListNutr Metab Insightsv.9; 2016PMC4915787. Disponible online
  16. Therapeutic Uses of Antioxidant Liposomes. Guest Editor (s): Subhash C. Basu and Manju Basu Department of Chemistry and Biochemistry, University of Notre Dame, Notre Dame. William L. Stone, Shyamali Mukherjee, Milton Smith and Salil K. Das. Disponible online
  17. Liposomal antioxidants to protect against oxidant-induced damage. Zacharias E. Suntres. Division of Medical Sciences, Northern Ontario College of Medicine, Lakehead University, 955 Oliver Road, Thunder Bay, ON, Canada. Disponible online
  18. 21 Alimentos con vitamina E. Tatiana Zanin. Nutricionista. Universidad Católica de Santos con registro profesional CRN-3 nº 15097. Disponible online
  19. Informe del Comité Científico de la Agencia Española de Seguridad Alimentaria y Nutrición (AESAN) sobre Ingestas Nutricionales de Referencia para la población española. Disponible online
Anterior Descubra para que serve a vitamina D Próximo Deficiência de Zinco: sintomas, causas, tratamento e prevenção
Artigo científico
Antioxidants in dermatology. Varadraj V. Pai , Pankaj Shukla and Naveen Narayanshetty Kikkeri. doi: 10.4103 / 2229-5178.131127 Disponible online
Ir para a fonte
Artigo científico
Vitamin E Supplementation Delays Cellular Senescence In Vitro. Giorgio La Fata, Nicole Seifert, Peter Weber, and M. Hasan Mohajeri. Disponible online
Ir para a fonte
Enciclopédia virtual
Vitamin E and skin health. Oregon State University. Linus Pauling Institute. Alexander J. Michels, Ph.D., and Maret G. Traber, Ph.D. Disponible online
Ir para a fonte
Artigo científico
Vitamin E in human skin: Organ-specific physiology and considerations for its use in dermatology. Jens J. Thiele, Swarna Ekanayake-Mudiyanselage. Department of Dermatology, Boston University Medical Center, 609 Albany Street, Boston, MA 02118, United States. Disponible online
Ir para a fonte
Artigo científico
Antioxidants in dermatology. Flavia Alvim Sant´anna Addor. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/abd1806-4841.2017569. Disponible online
Ir para a fonte
Artigo científico
Vitamin E inhibits UVAI induction of “light” and “dark” cyclobutane pyrimidine dimers, and oxidatively generated DNA damage, in keratinocytes. George J. Delinasios, Mahsa Karbaschi, Marcus S. Cooke and Antony R. Young. Disponible online
Ir para a fonte
Artigo científico
Polymeric films loaded with vitamin E and aloe vera for topical application in the treatment of burns. Gabriela Garrastazu Pereira, Sílvia Stanisçuaki Guterres, Anna Giulia Balducci, Paolo Colombo y Fabio Sonvico. Disponible online
Ir para a fonte
Artigo científico
Vitamin E and wound healing: an evidence-based review. Rachel Hobson. DOI: 10.1111 / iwj.12295 Disponible online
Ir para a fonte
Artigo científico
The role of vitamin E in wound healing and healing. A.C. Grace. Needs. Disponible online
Ir para a fonte
Revisão sistemática
The role of topical vitamin E in the treatment of scars: a systematic review. Volkan Tanaydin, MD, Jurek Conings, MD, Masoud Malyar, BSc, René van der Hulst, MD, PhD, Berend van der Lei, MD, PhD. Disponible online
Ir para a fonte
Artigo científico
Efficacy of topical α-tocopherol acetate in treating burn infections. A. Di Lonardo, M. De Rosa, A. Graziano, C. Pascone and E. Lucattelli.
Ir para a fonte
Artigo científico
Vitamin E in dermatology. Mohammad Abid Keene Iffat Hassan. doi: 10.4103 / 2229-5178.185494. Disponible online
Ir para a fonte
Artigo científico
Anti-aging skin strategies. Ruta Ganceviciene, Aikaterini I. Liakou, † Athanasios Theodoridis, Evgenia Makrantonaki and Christos C. Zouboulis. Disponible online
Ir para a fonte
Artigo científico
Vitamin E Supplementation Delays Cellular Senescence In Vitro. Giorgio La Fata, Nicole Seifert, Peter Weber, and M. Hasan Mohajeri. Disponible online
Ir para a fonte
Artigo científico
Liposomal-encapsulated Ascorbic Acid: Influence on Vitamin C Bioavailability and Capacity to Protect Against Ischemia–Reperfusion Injury. Janelle L. Davis, Hunter L. Paris, Joseph W. Beals, Scott E. Binns, Gregory R. Giordano, Rebecca L. Scalzo, Melani M. Schweder, Emek Blair and Christopher Bell. Journal ListNutr Metab Insightsv.9; 2016PMC4915787. Disponible online
Ir para a fonte
Artigo científico
Therapeutic Uses of Antioxidant Liposomes. Guest Editor (s): Subhash C. Basu and Manju Basu Department of Chemistry and Biochemistry, University of Notre Dame, Notre Dame. William L. Stone, Shyamali Mukherjee, Milton Smith and Salil K. Das. Disponible online
Ir para a fonte
Artigo científico
Liposomal antioxidants to protect against oxidant-induced damage. Zacharias E. Suntres. Division of Medical Sciences, Northern Ontario College of Medicine, Lakehead University, 955 Oliver Road, Thunder Bay, ON, Canada. Disponible online
Ir para a fonte
Site oficial
21 Alimentos con vitamina E. Tatiana Zanin. Nutricionista. Universidad Católica de Santos con registro profesional CRN-3 nº 15097. Disponible online
Ir para a fonte
Documento oficial
Informe del Comité Científico de la Agencia Española de Seguridad Alimentaria y Nutrición (AESAN) sobre Ingestas Nutricionales de Referencia para la población española. Disponible online
Ir para a fonte