Quais são os benefícios do cloreto de magnésio?

O cloreto de magnésio é um suplemento desenvolvido com o objetivo de aumentar o nível de penetração desse mineral no nosso organismo. Com isso, os benefícios do cloreto de magnésio na nossa saúde são potencializados.

Mas é possível aumentar ainda mais a biodisponibilidade do magnésio, com o suplemento lipossomal da Sundt. Este novo suplemento utiliza uma técnica que acelera a quantidade e a velocidade na qual o princípio ativo do magnésio é absorvido pelo corpo.

Pontos-chave

  • O cloreto de magnésio é um suplemento que combina o cloro e o magnésio, dois minerais importantes para o bom funcionamento do nosso corpo.
  • Essa mistura faz com que o magnésio seja mais bem absorvido pelo intestino e os seus benefícios cheguem a todo o nosso organismo.
  • O suplemento de cloreto de magnésio lipossomal da Sundt aumenta ainda mais a velocidade com que o magnésio penetra na corrente sanguínea.

Benefícios do cloreto de magnésio: tudo o que precisa saber

O cloreto de magnésio é um suplemento alimentar formado por dois minerais: o magnésio e o cloro. Ambos são sais minerais essenciais para que o nosso organismo funcione de forma plena e a nossa saúde fique em dia.

Mas o destaque maior nesse suplemento é, de facto, o magnésio. Esse mineral atua na formação dos tecidos, dos ossos e dos dentes e participa em mais de 300 reações bioquímicas do corpo.

Mas, ainda que seja abundante nos alimentos, estima-se que apenas 30% a 50% do magnésio presente nos alimentos seja absorvido pelo nosso organismo.

Para aumentar a velocidade e o nível de absorção do magnésio pelo corpo, foi adicionado o cloro. Ou seja, o cloro atua como um facilitador, fazendo com que os benefícios do magnésio sejam mais rapidamente absorvidos.

beneficios-do-cloreto-de-magnesio
Existem alimentos ricos em magnésio, mas eles têm baixa biodisponibilidade. (Fonte: Przemys?aw Ceglarek/ 123rf.com)

Mas o facto de o cloro aumentar a biodisponibilidade do magnésio não significa que todos os suplementos são eficazes. Isso vai depender da técnica usada na fabricação das cápsulas.

Por exemplo, o suplemento lipossomal de cloreto de magnésio da Sundt, fabricado na Europa, utiliza uma técnica inovadora que acelera a absorção do magnésio dentro do corpo. Com isso, os benefícios do cloreto de magnésio são ainda maiores.

Para ilustrar os benefícios do cloreto de magnésio, verifique a tabela que criamos para si:

Cloreto de magnésio é bom paraPorque
Sistema nervoso e ossosFacilita o transporte de potássio e cálcio, importantes para a condução de impulsos nervosos e a fixação de cálcio nos ossos
CoraçãoParticipa das contrações do miocárdio, o músculo cardíaco, e evita arritmias
DiabetesReduz os níveis de glicose no sangue
SangueContribui para a produção de anticorpos e para o combate às infeções e doenças
Pele, cabelo e unhasParticipa do metabolismo de proteínas, que garantem estruturação à pele, unhas e cabelos
HormonasMelhora a manutenção do equilíbrio hormonal
MúsculosAjuda na contração e relaxamento dos músculos, evitando a ocorrência de cãibras. Contribui para o alívio das dores musculares
CélulasDiminui os radicais livres
CérebroAtua na melhoria do stress, falta de memória e depressão

Quais são as formas de ingerir o magnésio?

Na natureza, o magnésio é encontrado numa grande variedade de alimentos, tais como: vegetais escuros, sementes, cereais e oleaginosas.

Mas, como vimos, a biodisponibilidade desse mineral nos alimentos não é totalmente satisfatória.

Por isso, outra forma de ingerir o magnésio é através dos suplementos, nos quais ele é associado a aminoácidos e outros minerais, para ter a sua biodisponibilidade aumentada.

Com isso, existem várias fórmulas de suplementos com magnésio. Verifique a seguir, alguns dos mais populares e os seus benefícios:

  • Citrato de magnésio: esta é uma combinação de ácido cítrico e magnésio, que possui propriedades laxantes;
  • Carbonato de magnésio: este tipo contém 45% de magnésio e propriedades antiácidas;
  • Sulfato de magnésio: ideal para tratamento de pessoas com hipomagnesemia, controlo de convulsões e tétano;
  • Hidróxido de magnésio: conhecido também como leite de magnésia, este suplemento é usado como laxante;
  • Magnésio dimalato: esta variação é um complemento nutricional com ácido málico, recomendado para repor as energias do organismo;
  • Cloreto de magnésio: combinado com o cloro, este é o tipo de magnésio que proporciona a maior absorção do mineral.

Por que precisa de consumir cloreto de magnésio?

Ainda que a deficiência de magnésio no organismo seja rara, uma alimentação pobre em nutrientes pode fazer com que o corpo dê sinais de insuficiência desse mineral.

Quando o magnésio está em falta no nosso corpo, podem ocorrer desde problemas mais simples até doenças graves como, por exemplo, fadiga, insónia, irritabilidade, cãibras, contraturas musculares, alterações cardíacas, alteração da memória, anorexia, alterações renais e osteoporose.

Quando consome o suplemento de cloreto de magnésio não apenas evita esses problemas como trata algumas doenças também. Veja como ocorrem alguns dos principais sintomas da falta de magnésio:

  • Cãibras: o cloreto de magnésio atua no processo de contração muscular. Se as reservas do mineral diminuem, podem ocorrer espasmos dolorosos e involuntários, já que os músculos perdem a capacidade de relaxar;
  • Convulsões: a falta do mineral faz com que os nervos percam o controlo sobre as atividades musculares, o que pode gerar convulsões;
  • Formigueiros: o magnésio também atua relaxando as artérias. Quando isso não acontece, a pressão nos nervos provoca formigueiros;
  • Gripe: sem os benefícios do cloreto de magnésio no corpo, as defesas do corpo desestabilizam-se, o que o deixa mais suscetível a gripes e outras doenças;
  • Mudanças de humor: os benefícios do cloreto de magnésio também abrangem a libertação de serotonina. Por isso, a carência desse mineral pode gerar insónia, ansiedade, nervosismo e irritabilidade;
  • Problemas cardíacos: o magnésio é importante para evitar doenças cardiovasculares e derrames.

Quais são os benefícios do cloreto de magnésio para a pele e a visão?

Além dos benefícios para o funcionamento do corpo, a manutenção da saúde e a prevenção de doenças, o cloreto de magnésio também tem efeitos positivos na pele e na visão.

Este mineral é responsável por garantir a formação de uma barreira na pele, o que aumenta a hidratação e diminui a inflamação, principalmente em peles muito secas.

Outros benefícios do cloreto de magnésio para a pele são:

  • Protege contra danos dos radicais livres e inflamação;
  • Pode ajudar no tratamento de pele vermelha e ressequida;
  • Aliado importante no tratamento de acne e rosácea.

Quando tratamos da saúde dos olhos, os benefícios do cloreto de magnésio também são muitos. Esse suplemento consegue diminuir a pressão arterial e o nível de glicose no sangue.

Por isso, o magnésio pode travar o desenvolvimento da retinopatia diabética, uma importante causa da cegueira.

De acordo com especialistas, quem tem deficiência nutricional de magnésio também tem mais chance de contrair hipertensão arterial, glaucoma, cataratas precoces, entre outras doenças.

Além disso, o cloreto de magnésio melhora a absorção de outros nutrientes no corpo, como as vitaminas E, C e B, que são essenciais para a saúde dos tecidos oculares.

O cloreto de magnésio ajuda a emagrecer?

Ainda que não haja comprovação científica, o cloreto de magnésio pode ser benéfico para quem está no processo de emagrecimento.

Se o suplemento de magnésio for utilizado em conjunto com uma alimentação saudável e a prática regular de exercício físico, o mineral pode sim contribuir para a perda de peso.

Afinal, um dos benefícios do cloreto de magnésio é inibir o stress oxidativo e inflamatório das células. E esse processo está diretamente ligado à obesidade.

beneficios-do-cloreto-de-magnesio
Associado à prática de exercício físico, o cloreto de magnésio pode ajudar a emagrecer. (Fonte: Andrea Piacquadio/ Pexels.com)

Outro benefício do cloreto de magnésio é que ele ajuda a absorver melhor os minerais e as vitaminas e, com isso, mantém o organismo saciado e nutrido.

Além disso, o cloreto de magnésio auxilia na contração muscular e na hipertrofia. E como ajuda a reduzir o stresse e a ansiedade, o suplemento é benéfico para quem sofre de compulsão alimentar.

Lembre-se que, sozinho, o cloreto de magnésio não é capaz de proporcionar o emagrecimento. Por isso, recomendamos que procure orientação médica na hora de usar o suplemento com o objetivo de emagrecer.

Quem deve considerar a suplementação com cloreto de magnésio?

A suplementação pode ser uma alternativa para quem precisa repor o magnésio ou mantê-lo em níveis adequados no organismo, mas não consegue fazer isso apenas com a alimentação.

Além disso, em alguns casos, doenças e problemas digestivos podem diminuir ainda mais essa absorção.

beneficios-do-cloreto-de-magnesio
O cloreto de magnésio aumenta a fixação de cálcio, evitando a osteoporose. (Fonte: Pixabay/ Pexels.com)

Os praticantes de atividades físicas e gestantes também podem tirar proveito dos benefícios da suplementação com cloreto de magnésio.

E para quem tem mais de 60 anos, os benefícios do suplemento de magnésio envolvem a prevenção de doenças, como diabetes e hipertensão, e uma maior fixação de cálcio nos ossos.

Qual a dose ideal para ter os benefícios do cloreto de magnésio?

A quantidade recomendada de ingestão de cloreto de magnésio vai variar de pessoa para pessoa. Apenas um médico poderá avaliar qual a dose de magnésio que o seu corpo precisa.

O especialista vai levar em conta o seu perfil, o seu peso e a sua condição de saúde para definir a melhor forma de reposição ou tratamento. Ainda assim, é possível ter como base os seguintes parâmetros:

PerfilDose de cloreto de magnésio recomendada
Para homens350 mg por dia
Para mulheres300 mg por dia
Para grávidas e lactantes450 mg por dia

Quais os melhores suplementos de cloreto de magnésio?

Se chegou até aqui, já entendeu que o cloreto de magnésio é um suplemento que otimiza a absorção do magnésio pelo nosso corpo.

Mas existe uma boa variedade de suplementos à venda e cada um tem um grau de eficácia diferente.

Se procura o suplemento mais eficaz no quesito absorção, deve optar pelo que utiliza a técnica de lipossomas. A Sundt, por exemplo, é uma fabricante de suplemento lipossomal de cloreto de magnésio que acaba de chegar a Portugal.

beneficios-do-cloreto-de-magnesio
O suplemento lipossomal da Sundt é o mais eficiente de todos. (Fonte: puhhha/ 123rf.com)

No Sundt, o magnésio é envolto por um lipossoma o que faz com que o mineral entre mais rapidamente dentro do nosso organismo, já que a digestão no intestino é facilitada.

Além disso, todo o princípio ativo do magnésio é absorvido, o que garante todos os benefícios do cloreto de magnésio à saúde.

Conclusão

O cloreto de magnésio é um suplemento formado pelo magnésio e o cloro. Essa combinação é o que aumenta a biodisponibilidade do magnésio. Mas, para otimizar ainda mais a absorção desse mineral no organismo é importante escolher o suplemento mais eficiente.

Entre eles está o suplemento lipossomal da Sundt. Recém lançado em Portugal, este suplemento acelera a entrada do mineral no corpo garantindo todos os benefícios do cloreto de magnésio.

(Fonte da imagem destacada: alexlmx/ 123rf.com)

Referências(1)

  1. Aspectos Metabólicos e Nutricionais do Magnésio - Revista Nutrición Clínica
Anterior Quais são os benefícios do colagénio? Próximo Quais são os benefícios da vitamina C?
Artigo
Aspectos Metabólicos e Nutricionais do Magnésio - Revista Nutrición Clínica
Ir para a fonte