Quais são os benefícios da curcuma?

Conhece a curcuma e os benefícios que esta substância pode proporcionar à saúde? Este superalimento possui propriedades medicinais que auxiliam na prevenção e tratamento de inúmeras doenças, principalmente quando consumido através da suplementação.

Ao suplementar a curcuma, os resultados serão potencializados pela pureza e concentração da substância – principalmente se optar pelo suplemento lipossomal. Para saber mais sobre a curcuma e os seus respetivos benefícios, continue a leitura!

Pontos-chave

  • O composto ativo da curcuma, chamado de curcumina, proporciona diversos benefícios à saúde por causa das propriedades antioxidantes, anti-inflamatórias, antimicrobianas e imunoestimulantes.
  • Embora o alimento possua diversas substâncias benéficas para a saúde, quando a curcuma é utilizada para temperar carnes, legumes e grãos, as propriedades medicinais não são bem absorvidas.
  • Encontra o suplemento de curcuma em cápsulas ou concentrado. Este suplemento pode ser comum ou lipossomal. Quando encapsulada em lipossomos, a curcuma é absorvida integralmente.

Benefícios da curcuma: tudo o que precisa saber

A curcuma é uma especiaria utilizada como tempero em receitas da culinária oriental, especialmente na China e na Índia. Rica em componentes ativos e propriedades terapêuticas, a curcuma previne e trata inúmeras doenças.

Para aproveitar todos os benefícios à saúde promovidos pela curcumina, deve consumir um suplemento de curcuma. Para conhecer todas as características, propriedades e aplicações desta substância, continue a leitura!

O suplemento de curcuma é concentrado. (Fonte: Antonio Guillem/ 123RF.com)

O que é a curcuma?

Também chamada de Açafrão-da-Terra, a curcuma é uma planta herbácea rizomatosa da família do gengibre que possui o nome científico de Curcuma Longa L. Esta planta tem uma coloração alaranjada, sabor picante e amargo e um aroma similar ao gengibre e à laranja.

O principal componente da curcuma é a curcumina. É esta substância que possui inúmeras propriedades benéficas para o organismo, pois possui propriedades antioxidantes, anti-inflamatórias, antitumorais, antimicrobianas e imunoestimulantes.

A curcumina também é fonte de minerais como ferro, manganês e potássio, ácidos gordos essenciais, aminoácidos, vitamina B6 e fibras alimentares.

Porém, o organismo não consegue aproveitar todas as propriedades da curcumina, pois a substância é sintetiza e eliminada pelo corpo rapidamente.

Portanto, para aproveitar ao máximo as propriedades da curcumina, deve fazer suplementação com esta substância. Falaremos mais sobre o suplemento de curcuma adiante.

beneficios da curcuma
A curcuma possui inúmeras propriedades medicinais. (Fonte: Marta Branco/ Pexels.com)

Quais são as propriedades da curcuma?

A curcuma possui propriedades medicinais comprovadas que ajudam a prevenir e combater inúmeras doenças. Preparamos uma lista com todas as propriedades e benefícios desta substância:

Ação antioxidante

Uma das principais substâncias da curcuma, a curcumina combate os radicais livres causadores de inúmeras doenças e do envelhecimento precoce. Ao eliminar os radicais livres, o seu organismo funcionará de forma muito mais eficiente.

Além disso, a curcumina estimula a atividade das enzimas antioxidantes do organismo. Estudos sugerem que a curcuma possui ação antioxidante superior à da vitamina E, referência quando se fala de antioxidantes.

Ação digestiva

Esta substância diminui a acidez gástrica e aumenta o muco de proteção, protegendo contra doenças inflamatórias estomacais como gastrite, refluxo gástrico e úlcera.

A curcumina também protege o fígado contra as hepatites, cirrose, cálculo biliar e vermes. A curcuma também ajuda a controlar a síndrome do cólon irritável, gases e mau-hálito.

Ação anti-inflamatória

A curcuma possui efeito anti-inflamatório notável, pois ajuda a combater dores crónicas nas articulações e músculos – o combate às dores musculares inclui as causadas pela prática de atividades físicas.

O componente também combate doenças inflamatórias agudas ou crónicas como artrite, tendinite, bursite e traumas.

A curcumina atua em diversos estágios do processo inflamatório, mas a sua eficácia é notável, pois esta substância combate a inflamação a um nível molecular – muitos estudos provam que a curcumina pode ser comparada a diversos medicamentos anti-inflamatórios, mas sem os efeitos colaterais desses remédios.

Ação antibiótica, antiviral e antifúngica

A curcuma possui ação antibiótica, antiviral e antifúngica e pode ser utilizada para prevenir e tratar inúmeras doenças, causadas por esses agentes nocivos.

É verdade que a curcuma contribui para a saúde cerebral e previne doenças neurodegenerativas?

A curcumina contribui para a saúde cerebral e previne doenças neurodegenerativas, pois está envolvida no processo de formação dos neurónios.

Também há o aumento dos neurotransmissores cerebrais serotonina e dopamina, responsáveis por controlar o humor, sono, apetite e temperatura corporal. Muitas pessoas consideram a curcuma um “antidepressivo natural”.

Além disso, a curcumina pode aumentar os níveis do Fator Neurotrófico Derivado do Cérebro (BDNF), a hormona que faz com que as células cerebrais se dividam, se multipliquem e formem novas conexões.

Quando há a diminuição dos níveis dessa hormona, podem ocorrer distúrbios cerebrais e doenças neurodegenerativas como Alzheimer, demência, entre outras.

beneficios da curcuma
A curcuma protege contra doenças neurodegenerativas. (Fonte: Mabel Amber/ Pixabay.com)

Como a curcuma atua na prevenção contra o cancro?

Investigadores afirmam que a ingestão de curcuma pode bloquear o crescimento, desenvolvimento e evolução de alguns tipos de cancros a um nível molecular, pois a curcumina atua diretamente na origem da doença, impedindo o aumento descontrolado das células cancerígenas.

A curcuma também contribui para a morte das células doentes. Outros benefícios são reduzir a angiogénese, que é o crescimento de vasos sanguíneos nos tumores, e impedir a metástase, que é a disseminação do cancro para os outros órgãos.

As funções antioxidantes e antitumorais da curcumina mostraram-se bastante úteis na proteção das células do cólon, da próstata, da mama, pulmão, sistema digestivo, da pele, entre outros, contra tumores malignos.

De que modo a curcumina contribui para a saúde feminina?

Os sintomas da TPM e os desconfortos do ciclo menstrual podem ser amenizados ao consumir a curcuma diariamente, pois esta substância eleva os níveis de estrogénio no organismo.

Como a curcuma atua na prevenção de doenças cardíacas?

A curcumina é capaz de realizar uma limpeza nas veias e artérias, removendo placas de gordura dos vasos sanguíneos e prevenindo a coagulação do sangue, uma das principais causas de ataques cardíacos e derrames.

Além disso, a curcumina ajuda a controlar os níveis de colesterol e triglicerídeos, principais causadores de doenças cardíacas.

Outra função da curcuma é estimular a função endotelial. O endotélio reveste as veias e artérias, controla a pressão e a coagulação sanguínea. Quando ocorre qualquer disfunção no endotélio, as chances de desenvolver doenças cardíacas aumentam exponencialmente.

Algumas pesquisas revelaram que as moléculas de curcumina se comunicam com as células do fígado, direcionando-as para aumentar a produção de proteínas que atuam como recetoras do LDL (colesterol mau).

Com maior quantidade de recetores de LDL, as células do fígado conseguem eliminar uma quantidade maior de moléculas de colesterol mau, reduzindo os níveis dessa substância.

Esta substância também fornece vitamina B6, fundamental para manter a homocisteína em níveis adequados. Quando este aminoácido está presente em níveis elevados no organismo, há um menor risco de danos aos vasos sanguíneos, aterosclerose e doenças cardíacas.

É verdade que a curcumina atua na prevenção e tratamento da diabetes?

A Diabetes Mellitus é uma doença metabólica crónica que eleva a concentração de glicose no sangue. Pesquisas revelam que o stress oxidativo e as substâncias pró-inflamatórias estimulam o desenvolvimento dessa doença.

Devido às propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes da curcumina, esta substância é bastante promissora no combate à diabetes.

Alguns estudos sugerem que o consumo de curcuma pode ser essencial para a redução dos níveis de açúcar no sangue e para reverter a resistência à insulina e a hiperglicemia.

Como e quando consumir a curcuma?

A curcuma pode ser consumida como condimento em legumes, grãos e carnes, principalmente em receitas de origem oriental. Também pode consumir o suplemento concentrado ou em cápsulas.

Além de bastante prático, pois pode ser consumido a qualquer hora e lugar, o suplemento de curcuma concentrado ou em cápsulas não possui gosto nem cheiro característico desta especiaria.

A dose diária recomendada é um copinho do suplemento concentrado líquido ou duas cápsulas de 250mg a cada doze horas – totalizando 1g de curcuma diariamente.

Pode consumir o suplemento em cápsulas como desejar. Algumas pessoas preferem suplementar ao decorrer do dia, outras preferem tomar a dose diária logo de manhã. Quem pratica atividade física, prefere tomar a curcuma antes ou logo depois do treino.

Como escolher um suplemento de curcuma?

Como pode notar ao longo deste artigo, a curcuma promove inúmeros benefícios para a saúde. O problema é que a absorção deste nutriente é muito baixa, mesmo quando esse componente é associado a uma fonte de gordura.

Em contrapartida, existem inúmeros benefícios em consumir o suplemento de curcuma: o suplemento concentrado ou em cápsulas utiliza curcuma orgânica. É possível controlar a dose diária recomendada e há maior praticidade no consumo diário.

Mas além de comprar um suplemento com ingredientes 100% vegetais, certifique-se de comprar um suplemento lipossomal.

O suplemento de curcuma lipossomal é encapsulado em lipossomos, nano esferas envoltas numa camada de ácidos gordos que servem para preservar as moléculas de curcuma até que a substância chegue ao intestino e seja sintetizada completamente.

beneficios da curcuma
A curcuma lipossomal é muito mais eficiente. (Fonte: Serezniy/ 123rf.com)

Observe também a concentração desse princípio ativo e a composição do suplemento. É importante que a curcumina esteja numa concentração de 500mg por dose e que não haja outros componentes na fórmula.

Além disso, avalie a gramagem das cápsulas. Muitas embalagens indicam o peso da cápsula e não a concentração de curcumina – essa é a informação que deve procurar.

Procure também pelo logótipo de certificação orgânica e pelo código da certificadora se deseja garantia de qualidade e aprovação em órgãos responsáveis.

Se estiver em dúvida sobre a qualidade da matéria-prima das cápsulas de curcuma, fique atento à coloração do pó de curcuma dentro das cápsulas – lembre-se que esta substância possui cor amarelada forte.

E se for vegano ou vegetariano, saiba que pode encontrar o suplemento de curcuma em cápsulas vegetais.

Existem contraindicações ao consumo de curcuma?

A curcuma é um superalimento que não apresenta qualquer risco à saúde quando consumida por pessoas saudáveis, em doses adequadas. No entanto, o suplemento é contraindicado para quem tem sensibilidade ou alergia à curcumina.

Também não deve ser ingerido por quem utiliza medicamentos que atuam na coagulação sanguínea, porque essa substância retarda a coagulação sanguínea e isso pode aumentar o perigo de contusões e sangramento em pessoas com transtornos hemorrágicos.

Não exagere no consumo de curcuma se for diabético, pois a curcumina pode diminuir o índice de glicose, que quando muito baixo pode trazer complicações sérias à saúde.

Essa recomendação também vale para quem tem anemia, pois a curcuma pode impedir a absorção de ferro, quando consumida em grande quantidade.

A curcuma também pode diminuir os níveis de testosterona e o movimento do esperma, comprometendo a fertilidade masculina.

Se estiver grávida ou a amamentar, recomendamos que consulte um médico antes de suplementar com curcuma, pois esta substância pode estimular o movimento de contração uterina e iniciar o período menstrual.

Conclusão

Considerada um superalimento, a curcuma proporciona inúmeros benefícios à saúde, graças à curcumina, uma substância anti-inflamatória, antioxidante e imunoestimulante.

Para aproveitar ao máximo esses benefícios, deve suplementar a curcuma. O suplemento em cápsulas ou extrato concentrado fornece a dosagem diária adequada e é mais bem assimilado pelo organismo.

(Fonte da imagem destacada: Monticello/ 123RF.com)

Referências(3)

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  2. MARCHI, J. P.; TEDESCO, L.; MELO, A. da C.; FRASSON, A. C.; FRANÇA, V. F.; SATO, S. W.; LOVATO, E. C. W. Curcuma longa L., o açafrão da terra, e seus benefícios medicinais. Arq. Cienc. Saúde UNIPAR, Umuarama, v. 20, n. 3, p, 189-194, set./dez. 2016.
  3. SOUZA, Jéssica dos Santos, DOS SANTOS, Lucineia Messias, CRUZ, Tainara Cristina dos Santos, VIEIRA, Diamela Trizoti, FAVARIN, Fabrício Alonso, LOOSE, Janaína Teodósio Travassos Potencial Uso da Cúrcuma Longa Como Anti-Inflamatório. 2018
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Estudo científico
Seliprandy Peres, A., Garonci Alves Vargas, E., & Rocha Simonin de Souza, V. (2015). PROPRIEDADES FUNCIONAIS DA CÚRCUMA NA SUPLEMENTAÇÃO NUTRICIONAL. Revista Interdisciplinar Pensamento Científico, 1(2).
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Estudo científico
MARCHI, J. P.; TEDESCO, L.; MELO, A. da C.; FRASSON, A. C.; FRANÇA, V. F.; SATO, S. W.; LOVATO, E. C. W. Curcuma longa L., o açafrão da terra, e seus benefícios medicinais. Arq. Cienc. Saúde UNIPAR, Umuarama, v. 20, n. 3, p, 189-194, set./dez. 2016.
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Estudo científico
SOUZA, Jéssica dos Santos, DOS SANTOS, Lucineia Messias, CRUZ, Tainara Cristina dos Santos, VIEIRA, Diamela Trizoti, FAVARIN, Fabrício Alonso, LOOSE, Janaína Teodósio Travassos Potencial Uso da Cúrcuma Longa Como Anti-Inflamatório. 2018
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