Está à procura de algo para aumentar a imunidade? É o que todos queremos! Principalmente durante os meses mais frios quando surgem as constipações, rinites e vírus, como o da gripe. A queda nas temperaturas nos meses de inverno e a falta de ventilação nos ambientes fechados também contam, é claro. A solução? Ter um sistema imunológico forte.
Portanto, nunca é demais pensar em como reforçar o sistema imunológico nos meses mais frios. Recentemente, está a falar-se muito nos terpenos ou terpenoides, alguns compostos naturais (1) com possíveis propriedades medicinais. Esse é o principal ingrediente do Vital Shield, o suplemento da Sundt Nutrition para aumentar a imunidade. Preste atenção, vai adorar!
Pontos-chave
- As nossas defesas podem ficar debilitadas no inverno, deixando o organismo à mercê de diferentes doenças. Por isso, é importante prestar atenção especial ao sistema imunológico nos meses mais frios.
- É possível “defender” o corpo com uma alimentação saudável, dormindo o suficiente ou com exercícios físicos. Mas, às vezes, não é suficiente. Ou não tem tempo com a vida agitada, ou utiliza agentes nocivos, como o álcool, o cigarro ou outros.
- O suplemento Vital Shield da Sundt Nutrition, à base de terpenos, foi especialmente formulado para auxiliar a função normal do sistema imunológico durante os meses mais frios. Vai adorar!
Como aumentar a imunidade? Tudo o que precisa de saber
Lembra-se da última vez que teve uma constipação? No fim, ficou curado, certo? Não foi apenas pela ação dos medicamentos que tomou, foi também porque o seu corpo criou defesas graças ao seu sistema imunológico. Mas, o que é? Quem ou o que ataca as nossas defesas? Como o organismo se defende? Nesta secção, vamos responder a estas e outras perguntas. Fique atento!

O que é o sistema imunológico?
É um conjunto de células, órgãos e tecidos que ajudam o corpo a se defender das infeções e outras doenças (2, 3).
Imagina: acha que apanhou uma gripe. Neste momento, os “guerreiros”, ou seja, o seu sistema imunológico, ataca esta infeção. Ou seja, ataca os germes, como vírus e bactérias. E do que é composto o sistema imunológico? Poderá verificar na lista abaixo:
- Glóbulos brancos. Também chamados leucócitos, são verdadeiros “soldados” que combatem germes e infeções.
- A pele. É uma barreira para evitar que os germes entrem no corpo humano.
- As membranas mucosas. Outra barreira natural que produz muco e outras substâncias capazes de “aprisionar” os germes.
- Tecidos e órgãos do sistema linfático. Como, por exemplo, a medula óssea, o baço ou vasos e os nódulos linfáticos. Todos eles são responsáveis por produzir, armazenar e transportar glóbulos brancos no organismo.
O sistema imunológico defende de “visitantes” estranhos, por exemplo um vírus ou uma bactéria. E, acredite ou não, enquanto o sistema imunológico reconhece um elemento estranho, “ataca-o” produzindo anticorpos.
Estes anticorpos destroem os germes. E as células do corpo vão lembrar-se para o resto da vida destes “inimigos” microscópicos. Ou seja, vai resistir à infeção porque o seu organismo enviará os anticorpos corretos para combater esta bactéria ou vírus tão incómodo.
Quais são os inimigos das nossas defesas?
Manter as defesas “altas” é o básico para que o organismo possa se proteger de “inimigos” como infeções, vírus e doenças em geral. Entre estes “soldados hostis” está o cigarro, as drogas ou o stress, mas existem muitos outros, como pode ver na lista abaixo:
- Fumar. O cigarro é um dos principais inimigos do sistema imunológico e os seus efeitos nocivos têm sido amplamente estudados. O fumo do cigarro pode dar lugar a muitas doenças, inclusive problemas cardiovasculares, respiratórios, autoimunes, alergias, cancro, rejeição de transplantes, entre outros (4).
- Não dormir. O sono e o sistema imunológico estão intimamente relacionados. De facto, os estudos indicam que as pessoas com doenças infeciosas e inflamatórias crónicas sofrem mudanças no padrão do sono. Muitos estudos em humanos indicam que a falta de sono aumenta a probabilidade de infeções e piora a resposta imunológica à vacinação. Portanto, dormir bem é fundamental para aumentar a imunidade (5).
- Álcool. Em relação ao sistema imunológico, os estudos sinalizam que o consumo moderado de álcool está associado a uma redução da inflamação e a melhores respostas à vacinação. No entanto, o consumo excessivo de álcool esta associado a um maior risco de infeções bacterianas e virais (6).
- Stress. O stress é uma resposta benéfica quando uma situação é temporária. Por exemplo, se nos encontramos diante de um perigo, o stress ajuda a enfrentar ou fugir. No entanto, quanto mais crónico se tornar, mais componentes do sistema imunológico serão prejudicados. Esta associação entre o stress e as defesas ainda está pendente de mais estudos, mas já indica que a serenidade significa saúde (7, 8)!

A importância da alimentação para aumentar a imunidade
Caso não saiba, a deficiência de alguns micronutrientes deterioram a função imunológica. Por isso, uma nutrição de boa qualidade é fundamental para que as defesas funcionem corretamente. Na seguinte tabela vamos resumir os principais nutrientes, o que ocorre se existir um déficit e as fontes adequadas de alimentação. Fique atento (9, 10, 11, 12, 13).
Nutriente | O que o déficit causa? | Fontes alimentares |
Vitamina A | Um déficit altera as respostas imunológicas e aumenta as chances de muitas infeções. A sua carência pode causar cegueira noturna, inflamação nos olhos e pele áspera. | Óleo de fígado de peixe, fígado, peixe, gema de ovo, espinafre. |
Vitamina D | As pessoas com um nível baixo de vitamina D têm um maior risco de infeções respiratórias. A luz solar reduz a incidência de infeções respiratórias virais, assim como o óleo de fígado de bacalhau. | Ovos, peixe, camarão, frango, carne bovina, queijo curado, leite, manteiga. |
Vitamina E | Os sintomas da deficiência incluem problemas graves no sistema nervoso e muscular, perda de equilíbrio e sensibilidade e deterioração das defesas. | Vegetais de folhas verdes, grãos integrais, cereais fortificados e óleos vegetais. |
Zinco | A deficiência de zinco pode aumentar a frequência das infeções, especialmente as respiratórias e de pele. | Ostras, mariscos, fígado, carne vermelha, peixe. |
Ferro | A deficiência de ferro afeta negativamente as defesas. A anemia provocada pela falta de ferro pode piorar a habilidade de combater germes. | Carnes magras, marisco, aves, lentilhas, feijão, espinafres, nozes. |
Selénio | A carência de selénio pode reduzir a capacidade das defesas para evitar a infeção. | Marisco, peixes, ovos, cereais integrais, sementes, castanha-do-pará. |
Vitamina C | A deficiência de vitamina C causa escorbuto, que pode chegar a ser mortal. O escorbuto causa cansaço, inflamação nas gengivas, pequenas manchas na pele vermelhas ou roxas, dor nas articulações e má cicatrização de feridas. | Frutas cítricas, pimentos vermelhos e verdes, kiwi, brócolos, morango. |
Fazer exercício
Manter-se ativo melhora as defesas, por isso é fundamental realizar diariamente exercício físico moderado para conseguir uma boa resposta do sistema imunológico (11, 15).
Além disso, o exercício ajuda a controlar o stress e também a melhorar a flexibilidade do metabolismo. As recomendações da OMS, divididas por idade, podem ser observadas na seguinte tabela:
Grupo de idade | Recomendações |
5-17 anos | Jogos, desporto, passeios, atividades recreativas, educação física ou exercícios programados. A duração deve ser de 60 minutos diários e, de preferência, atividades aeróbicas. |
18-64 anos | No mínimo, 150 minutos semanais de atividades físicas aeróbicas de intensidade moderada ou 75 minutos de atividade física aeróbica intensa por semana. |
Mais de 65 anos | Neste caso, a OMS recomenda 150 minutos semanais de atividades físicas moderadas ou algum tipo de atividade física intensa durante 75 minutos ou uma combinação equivalente de atividades moderadas e intensas. |
Quer aumentar a imunidade? Não se esqueça de descansar
O sono é fundamental para regular o sistema imunológico porque, quando dormimos, as defesas do corpo regeneram-se e fortalecem. De facto, existem estudos que mostram que as pessoas que dormem menos de sete horas por dia são três vezes mais propensas a apanhar constipações do que as pessoas que dormem 8 horas ou mais (5, 11).
Os especialistas recomendam seguir as seguintes dicas:
- Manter horários fixos para ir dormir;
- Jantar pouco e cedo;
- Não ir para a cama logo depois de comer;
- Não tomar cafeína à tarde ou à noite;
- Evitar travesseiros muito altos;
- Tomar um banho quente antes de ir dormir;
- Dormir num local escuro;
- Evitar os dispositivos eletrónicos duas horas antes de ir para a cama;
- Praticar exercício físico moderado duas horas antes de ir dormir;
- Praticar alguma técnica de meditação;
- Dormir num colchão adequado;
- Manter uma temperatura adequada no quarto, entre 18 e 21ºC;
- Não se automedicar.
Suplementos para aumentar a imunidade
O inverno chega e com ele vem as gripes e as constipações, por isso é muito importante ter cuidado e contar com um sistema imunológico eficaz contra vírus, bactérias e outros patogénicos. E por que não recorrer à suplementação? A vida agitada nem sempre permite receber os nutrientes necessários e eles são fundamentais para as defesas do corpo! Vamos ver com mais detalhes, preste atenção (16, 17, 18):

Multivitamínico
Às vezes, pode apresentar um déficit não de apenas um nutriente, mas de vários! E já sabe que é importante ter um sistema imunológico forte para enfrentar o frio do inverno. Nós recomendamos o multivitamínico lipossomal da Sundt Nutrition. Porquê?
A tecnologia lipossomal é a chave na nossa recomendação. Os nutrientes são encapsulados num lipossoma que tem uma estrutura parecida com as nossas próprias células. Esta similaridade fará com que o seu organismo absorva as vitaminas de forma mais eficaz.
Além disso, o multivitamínico da Sundt Nutrition é livre de açúcar, glúten, aditivos animais e genéticos. E tem todas as vitaminas que precisa!
Acreditamos que não é preciso mais nenhuma apresentação, veja um pouco mais abaixo.
Vitamina C
Se precisa de aumentar a imunidade, nada melhor que a vitamina C lipossomal da Sundt Nutrition. Diga adeus aos suplementos em comprimidos ou cápsulas! A sua apresentação em gotas vai encantá-lo, mas o melhor é a sua tecnologia lipossomal.
Os avanços científicos permitiram criar este suplemento lipossomal que garante uma maior biodisponibilidade. E o que isso quer dizer? Isso significa que a vitamina C cumprirá o seu objetivo de uma maneira muito mais eficaz.
Além disso, se é vegano ou intolerante ao glúten, este suplemento também é para si. Além de ser cruelty free, este suplemento também é livre de açúcar. Não deixe de experimentar!
Vital Shield: A revolução dos terpenos
Por último, vamos apresentar um suplemento verdadeiramente revolucionário no âmbito da suplementação. Trata-se do Vital Shield, um suplemento específico da Sundt Nutrition para fortalecer o seu sistema imunológico. E como é feito? Através dos terpenos.
Os terpenos são compostos naturais que são encontrados principalmente nas plantas e têm uma ampla gama de utilidades medicinais. De facto, os terpenos bioativos presentes em várias plantas mostraram vários resultados em relação às propriedades antivirais. Também está a ser estudado o seu potencial para lutar contra todos os tipos de doenças.
Os ingredientes do Vital Shield são: óleo de manjericão, eugenol, d-limoneno, beta-cariofileno, linalol e óleo de eucalipto. A sua formulação combinada com terpenos foi desenvolvida com o objetivo de ajudar a função normal das defesas do corpo desde o primeiro instante. Não deixe de experimentar!
A nossa conclusão
Aumentar a imunidade é fundamental para a transição para os meses mais frios. Vírus, bactérias e demais patogénicos podem nos perseguir com o frio e a humidade, por isso a necessidade de reforçar as defesas do corpo para combatê-los.
Se mostrar sinais de debilidade, em primeiro lugar, procure um médico. Se o seu médico aconselhar o uso de um suplemento, considere em primeiro lugar o Vital Shield da Sundt Nutrition. Esperamos que o poder dos terpenos o ajudem a manter-se saudável nos meses mais frios do inverno e também ao longo de todo o ano!
Se gostou do nosso artigo, não deixe de compartilhar nas suas redes sociais ou deixe-nos um comentário! Muito obrigado!
(Fonte da imagem em destaque: Priscilla du Preez frRrn5ASwzo/ Unsplash)