Conheça os melhores alimentos com vitamina B

Se deseja ter o seu organismo a funcionar perfeitamente e saber que a sua saúde está sempre protegida, precisa de aproveitar ao máximo as vitaminas e substâncias que o nosso planeta tem para oferecer! Por isso, no artigo de hoje vamos ensinar-lhe quais são os melhores alimentos com vitamina B!

As vitaminas do complexo B estão entre as mais importantes para os nossos organismos. Da B1 (tiamina) até à B12 (cobalamina), elas atuam em diversos sistemas, melhoram a imunidade, dão energia para o quotidiano e trazem benefícios até para o cérebro. Fique connosco para saber como consumi-las apropriadamente!

Pontos-chave

  • As vitaminas do complexo B trazem benefícios claros para todo o organismo. Elas estão disponíveis em vários alimentos e uma alimentação que as ofereça em grandes quantidades é fundamental.
  • Alimentos de origem animal, como carnes vermelhas e ovos, são os que trazem maiores quantidades de vitaminas do complexo B. Porém, também é possível encontrá-las em legumes, verduras, grãos e frutas.
  • Algumas pessoas precisam de fazer suplementação de vitaminas do complexo B. A nossa recomendação é a procura pelos produtos da Sundt.

Saiba tudo sobre os melhores alimentos ricos em vitamina B

Os alimentos são sempre ricos em vitaminas. A natureza fornece-nos em abundância tudo o que precisamos para sobreviver.

Para começarmos o artigo, vamos trazer informações sobre as substâncias do complexo B e discutir onde podemos encontrá-las com mais frequência.

O que são as vitaminas do complexo B?

O complexo B é composto por oito vitaminas (B1, B2, B3, B5, B6, B7, B9 e B12) que têm funções individuais diferentes, mas juntas ajudam à realização de várias funções metabólicas importantes do nosso organismo.

As vitaminas do complexo B são encontradas individualmente em alguns alimentos, mas muitas vezes estão juntas. Se tem uma alimentação que é rica em alguma das integrantes dessa família, provavelmente não terá deficiência em outras.

Quando nós consumimos alimentos ricos em vitamina B, permitimos que reações químicas fundamentais na geração de energia para o organismo aconteçam com maior facilidade. Também há um maior combate aos radicais livres e proteção de variados sistemas específicos.

Sabia que os números que “faltam” na lista de vitaminas do complexo B correspondem a substâncias que passaram a ser listadas como não essenciais?

Quais são os principais benefícios das vitaminas do complexo B?

Cada uma das vitaminas do complexo B tem importantes funções para o corpo humano. Porém, quando ingeridas juntas, elas são capazes de causar um impacto ainda maior.

Preparamos uma lista com alguns dos principais benefícios que o complexo B nos proporciona:

  • Evita a oxidação do colesterol: quando o colesterol oxida, induz mutações celulares e gera acumulação de placas de gordura nas veias, o que é terrível para o sistema circulatório. Uma alimentação rica em vitaminas do complexo B é capaz de impedir que isso aconteça.
  • Diminui os radicais livres: moléculas instáveis que podem reagir rapidamente com outras células ou sistemas do corpo, os radicais livres são responsáveis pelo envelhecimento precoce e doenças degenerativas. Quando consome vitaminas do complexo B, diminui a sua incidência.
  • Melhora o sistema nervoso: as vitaminas do complexo B agem na bainha de mielina, responsável pela troca de mensagens entre os nervos. Assim, doenças como insónia, fadiga crónica e até depressão podem ser evitadas.
  • Aumenta a produção de energia: quem consome vitamina B com frequência proporciona respiração celular e geração de energia para o organismo com maior facilidade. Assim, a fadiga é menor e existe mais disposição para as atividades do dia a dia.

Essa é apenas uma pequena lista, já que há muito mais benefícios notáveis gerados pelo consumo de vitamina B!

Como podemos consumir vitaminas do complexo B?

As vitaminas do complexo B estão presentes em vários grupos de alimentos. Carnes e derivados dos animais costumam ser muito ricos nelas, mas também existem verduras, legumes, frutas e até grãos com excelentes quantidades dessas substâncias.

Portanto, a alimentação é a forma mais recomendada e mais fácil de manter as vitaminas deste grupo num nível satisfatório no organismo.

Caso tenha deficiência de vitamina B, pode recorrer à suplementação. Existem ótimos suplementos disponíveis no mercado e que podem ajudar muito a normalizar os níveis de quaisquer substâncias ou minerais que estejam em falta! Nós recomendamos principalmente os da Sundt.

Alimentos ricos em vitamina B costumam ter todas as substâncias do complexo?

É comum que os alimentos considerados ricos (ou seja, com mais de 20% do valor recomendado de ingestão diária) em vitaminas do complexo B contenham pelo menos três ou quatro das oito substâncias da família.

Afinal, as substâncias são parecidas e possuem também funções próximas no organismo. Elas são essenciais não apenas para a vida humana, como também de outros animais e vegetais, que são as fontes de onde conseguimos trazê-las para os nossos pratos.

Podemos falar tranquilamente sobre alimentos ricos em vitamina B como um todo, e não apenas em uma ou outra substância pertencente ao complexo.

Imagem mostra dois bifes de fígado na panela.
O fígado é o alimento campeão em vitamina B. (Fonte: Fotoblend/ Pixabay.com)

Quais são os alimentos mais ricos em vitamina B?

Chegou a parte mais esperada do nosso artigo! Vamos fazer a lista dos principais alimentos ricos em vitamina B e em quais números elas mais se destacam!

Fígado

Não é toda a gente que gosta de fígado, mas esse é o alimento que mais tem a contribuir quando o assunto é o complexo B. Ele apresenta altíssimas quantidades das vitaminas B1, B2, B3, B5, B7, B9 e B12.

Leite e ovos

Se é vegetariano, mas não vegano, também pode consumir grandes quantidades de vitamina B em produtos de origem animal. O leite e os ovos proporcionam notável riqueza nas substâncias deste complexo.

Nozes

As nozes, bem como outros alimentos parecidos (amendoins, amêndoas e castanhas), oferecem uma quantidade satisfatória de vitaminas do complexo B. Elas são ricas em B2, B3, B6, B7 e B9.

Brócolos

Para os grandes fãs dos legumes e verduras, é importante saber que os brócolos é o alimento desses grupos que mais apresenta variações de substâncias do complexo B. Ele tem enormes quantidades de B1, B2, B5, B6 e B9.

Veja a tabela dos principais alimentos ricos em vitamina B

Para que tenha um panorama ainda mais claro sobre as vitaminas ricas em vitamina B, preparamos uma tabela completa com todas as substâncias do complexo e os alimentos que as apresentam em maiores quantidades. Veja:

VitaminaAlimentos com maiores quantidades
Vitamina B1Carnes vermelhas, fígado, leite, ovos, grão de bico, feijão, legumes em geral, cereais
Vitamina B2Cereais, leite, ovos, carnes vermelhas, fígado, abacate, levedura de cerveja, nozes, castanhas, legumes, verduras, brócolos
Vitamina B3Cogumelos, leite, ovos, amendoins, castanhas, nozes, carnes vermelhas, fígado, tomates, cenouras, trigo
Vitamina B5Ovos, leite, carnes vermelhas, fígado, ervilhas, feijão, cogumelos, brócolos, couve-flor, batatas, tomates, abacate
Vitamina B6Peixes, nozes, amendoins, legumes, bananas, couve-flor, brócolos
Vitamina B7Nozes, amêndoas, amendoins, tomates, cebolas, cenouras, ovos, carnes vermelhas, fígado, leite, sementes em geral
Vitamina B9Fígado, miúdos de carne, brócolos, couve, espinafre, feijão, lentilha, ervilha, ovos, amendoim, nozes
Vitamina B12Carnes vermelhas, fígado, ovos, leite

O que devo fazer se não consumo alimentos com vitamina B nas quantidades necessárias?

Se não consome com frequência alimentos que possuem boas quantidades de vitamina B, precisará recorrer a suplementos. É importante que seja feita uma avaliação médica antes de começar.

É comum que suplementos do complexo B também sejam indicados para pessoas que fazem exercício físico com frequência ou que não comem carne ou produtos derivados dos animais.

Já existem suplementos de vitamina B de muita qualidade e que ajudam a manter-se saudável, com bons níveis das substâncias do complexo no organismo. Com eles, a sua saúde só tem a ganhar!

Suplementos de vitamina B: conheça os melhores

Se realmente precisa de suplementar vitamina B, precisa de escolher um produto que seja de alto nível e garanta que a presença do complexo no seu organismo será normalizada.

Por isso, vamos falar um pouco sobre os melhores suplementos de vitamina B!

Imagem mostra suplementos de vitamina B em tabletes.
Os suplementos de vitamina B podem ajudar quem não consome as substâncias na alimentação. (Fonte: MasterTux/ Pixabay.com)

Quais os tipos de suplementos de vitamina B disponíveis?

Pode encontrar no mercado alguns tipos diferentes de suplementos de vitamina B. Há alguns que se dedicam a substâncias específicas, outros que oferecem todo o complexo.

Quem precisa principalmente de vitamina B12, cuja suplementação é muito indicada para vegetarianos e veganos, encontra produtos simples ou lipossomais à venda. Esses últimos, normalmente em forma líquida, são excecionais. A Sundt é a melhor opção se procura por eles.

Outras substâncias específicas, como B1 e B2, também podem ser encontradas separadamente.

A melhor opção para quem não tem deficiência de uma substância específica, porém, é suplementar todo o Complexo B. Isso garante saúde total para o organismo. Suplementos do Complexo B também podem ser comuns ou lipossomais.

Quais as vantagens de tomar suplementos lipossomais de vitamina B?

Suplementos lipossomais são feitos através de fosfolipídios essenciais, similares aos que compõem as nossas células. Assim, eles misturam-se perfeitamente e têm total absorção pelo organismo, coisa que não acontece com as versões comuns.

Quando toma um suplemento lipossomal, seja ele de todo o complexo B ou de uma substância específica como a B12, o seu corpo o absorve na totalidade. O conteúdo é muito melhor aproveitado e os resultados podem ser percebidos com uma enorme clareza.

A absorção e os rápidos resultados aparecem ainda com mais clareza se opta por uma marca de qualidade, como é o caso da Sundt.

Veja na tabela a seguir as vantagens de tomar suplementos lipossomais de vitamina B:

VantagensDesvantagens
Garantem uma absorção muito maior das substânciasPodem ter preços um pouco mais elevados
Trazem resultados e benefícios de maneira mais rápida
São ideais para a sua saúde e bem-estar

Conclusão

O complexo B está presente em muitos alimentos. Por mais que carnes, ovos e outros derivados dos animais sejam muito ricos nas substâncias que o compõem, alguns legumes e grãos também ajudam bastante a manter bons níveis destas vitaminas no organismo.

Mas caso precise de ainda mais vitamina B, pode ficar tranquilo: os suplementos lipossomais estão disponíveis no mercado para deixar a sua saúde sempre segura! Escolha produtos de qualidade, como os da Sundt, e viva sem preocupações!

(Fonte da imagem destacada: silviarita / Pixabay.com)

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